Prefeitura convida população para discutir Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Planejamento e Orçamento
22/05/2023 11h43

A Prefeitura de Aracaju realizará Audiência Pública, na próxima sexta-feira, dia 26, das 10h às 12h, para discutir as prioridades, diretrizes e metas que deverão elencar a proposta orçamentária para o ano de 2024.
 
O encontro ocorrerá nos formatos presencial e híbrido e, na oportunidade, será apresentado todo o conteúdo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que será detalhado com o apoio dos representantes das secretarias responsáveis por áreas prioritárias como Saúde, Educação, Transportes e Trânsito e Infraestrutura.

O PLDO 2024 é executado por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Coordenadoria Geral de Orçamento (Cogeor), e é direcionado aos servidores e conselhos municipais; às entidades de classe, associações dos diversos segmentos sociais e entidades religiosas; aos partidos políticos e poderes constituídos; à imprensa e população geral.

De acordo com o responsável pela Cogeor, José Leilton de Almeida, a Audiência Pública é uma etapa fundamental na elaboração do orçamento do próximo exercício. “Esse é o momento em que a gente ouve a sociedade e a contribuição que ela tem para nortear as ações do Executivo municipal. Para que cada um dos projetos da administração possa gerar benefícios à população, ele precisa constar do orçamento”, pontua.

Leilton também acrescenta que “a Audiência é uma das ferramentas pelas quais a Prefeitura de Aracaju pode interagir com a sociedade sobre quais são os caminhos legais e as ações técnicas para que os projetos e ações desenvolvidos por ela sejam realizados”, afirma o coordenador, ao destacar a Consulta Pública virtual na qual a população pode identificar e sugerir quais as prioridades das diversas comunidades aracajuanas.
 
Interatividade
Visando uma participação mais ampla, a Audiência Pública será transmitida, ao vivo, pelo canal da Prefeitura de Aracaju na plataforma YouTube, permitindo que aqueles cidadãos impossibilitados de comparecer também possam acompanhar todo o conteúdo exposto de qualquer lugar com acesso à internet.

Além disso, a Audiência também contará com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), feita por profissionais especializados, permitindo a esse público o acesso a toda a temática abordada durante o encontro.