SMTT reforça monitoramento do trânsito e alerta para cuidados ao dirigir na chuva

Transporte e Trânsito
23/05/2023 15h00

Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju trabalham intensivamente em pontos estratégicos da capital em períodos de fortes chuvas, monitorando e auxiliando o trânsito para garantir a mobilidade e a segurança da população. Mas, além disso, a SMTT reforça a importância também de condutores, pedestres, motociclistas e ciclistas redobrarem os cuidados no trânsito em dias de chuvas.  

“Dirigir em dias de chuva requer cuidados especiais, já que a visibilidade diminui e a pista fica escorregadia. É importante reduzir a velocidade, manter a distância segura entre os veículos e não fazer ultrapassagens. E os condutores devem manter os faróis acessos durante o dia. São algumas medidas simples, mas fundamentais para evitar sinistros de trânsito em dias de chuva”, alerta o coordenador de trânsito da SMTT de Aracaju, Erbert Zuzarte. 

Outra dica importante, salienta o coordenador, é parar o veículo em local seguro se a intensidade da chuva aumentar. “Se a visibilidade do condutor estiver muito prejudicada por causa da chuva, ele deve encostar em um local seguro e só sair quando houver uma condição segura. Além disso, o condutor não deve tentar trafegar em vias inundadas, pois pode danificar o veículo e colocar a vida dele em risco. Outro ponto de suma importância é redobrar a atenção e os cuidados com os pedestres”, conta o coordenador. 

Distância segura
Em dias de chuva, a colisão traseira representa  a maioria dos sinistros de trânsito, devido à falta de respeito à distância segura entre os veículos. “Este tipo de colisão está entre os principais sinistros de trânsito em períodos de chuvas. E pode ser evitado quando os condutores respeitam a distância segura entre os veículos, dada a maior probabilidade de escorregamento dos pneus”, explica.  

Pontos estratégicos
Em períodos de chuva, a SMTT de Aracaju mantém equipes em pontos estratégicos, a exemplo das avenidas Airton Teles, Coelho e Campos e Carlos Firpo; e nas avenidas Francisco Porto e Acrísio Cruz, Euclides Figueiredo e rua São Francisco.  

O cidadão que presenciar ou se envolver em algum sinistro de trânsito pode acionar a SMTT através do número 118. O serviço de atendimento está disponível 24 horas por dia.