Em ação educativa, SMTT alerta para o perigo do uso do telefone ao dirigir

Transporte e Trânsito
06/07/2023 11h19

Telefone e direção não combinam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do aparelho celular ao volante aumenta em 400% o risco de sinistros de trânsito. Para chamar a atenção dos condutores e conscientizá-los, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 6, mais uma ação educativa na avenida Beira Mar, uma das vias mais movimentadas da cidade.

De maneira lúdica, com música, cartazes informativos e abordagens, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT reforçou para condutores, motociclistas, pedestres e ciclistas, os perigos de usar o telefone ao dirigir. 

“Pesquisas apontam que o uso do telefone ao volante está entre as principais causas de sinistros de trânsito e isso é muito preocupante. O uso do aparelho ao dirigir tira a atenção do condutor e diminui o tempo de reação dele. A sociedade precisa se conscientizar. Por isso, estamos diariamente nas ruas, levando mensagens e chamando a atenção de todos para a importância de se ter atitudes responsáveis no trânsito para reduzirmos os sinistros e os riscos”, destaca a agente de trânsito e integrante da CET Heloísa Rezende. 

O uso do telefone ao volante também é perigoso para os pedestres. “Quando um motorista se distrai com o telefone, ele pode causar o atropelamento de um pedestre. Se um semáforo fecha, por exemplo, e o condutor não para porque está distraído no telefone, ele pode causar um atropelamento. Além disso, vale frisar que os pedestres também devem fazer a travessia na faixa atentos ao trânsito, e não olhando para o celular”, alerta Heloísa.

Esta semana, a equipe da CET fez ações educativas também na faixa de pedestre da avenida José Carlos Silva, nas imediações do Terminal D.I.A.  

A ação fez toda a diferença para a servente Ana Angélica Santos, que trabalha nas proximidades da via. “Na faixa próxima ao DIA, a gente dá o sinal e é capaz de perdermos a própria vida. Os motoristas não param para gente atravessar. É muito importante ações como essas na faixa para conscientizar os condutores. A SMTT de Aracaju está de parabéns”, declarou a senhora.