Emsurb intensifica serviços de limpeza para minimizar impactos da chuva

Serviços Urbanos
07/07/2023 12h03

De forma ostensiva, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), voltou a mobilizar equipes de limpeza pública com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas. Por esta razão, além dos serviços operacionais, nesta sexta-feira, 7, técnicos seguem monitorando o escoamento das águas pluviais, tendo como prioridade locais onde a condição meteorológica e o aumento do nível da maré podem levar a episódios de alagamentos. 

“Estes profissionais estão atuando desde cedo, justamente, para que diante de qualquer situação adversa possamos agir de forma mais rápida. Seguimos realinhando o nosso cronograma operacional para um atendimento mais amplo e intensificado, com as equipes dando suporte ao trabalho de desobstrução de bocas de lobo, feita pela Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanização], e o envio de maquinário para auxiliar em demandas como a remoção de lamas ou abertura de valas de drenagem”, esclarece o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Durante a manhã, o efetivo operacional regular conta com um reforço de mais 50 agentes, ampliando atividades como a coleta de resíduos dos canais e a limpeza de ecobarreiras, ecobueiros e de telas de contenção. Ao longo de todo o dia, regiões do Santos Dumont, Novo Paraíso, Residencial Porto Sul e dos conjuntos Eduardo Dutra e Santa Lúcia estão recebendo múltiplas tarefas de higienização pública, com atenção especial à remoção de materiais que podem acarretar na obstrução da rede de drenagem.     

Para auxiliar na vazão da água, a empresa municipal também executa um cronograma de limpeza em alguns dos canais que cortam a capital. Pelo método manual, estão recebendo esta intervenção os situados no 17 de Março e no loteamento Prainha, no Santa Maria. Com a barragem móvel, as equipes retiram os rejeitos do canal do Tramandaí, no Jardins. Já o serviço de remoção com uso de retroescavadeira está sendo direcionado à comunidade do Nova Liberdade, no bairro Olaria.

Outro ponto observado com atenção diz respeito à queda de árvores e galhos. “Apesar de não termos registrado incidências desse tipo nas últimas horas, continuamos com equipes para atender qualquer demanda que venha a surgir, seja pelo acionamento da população ou pelo monitoramento realizado através da Gerência de Áreas Verdes, ao longo dos próximos dias”, conclui Bruno.