SMTT capacita colaboradores para proteção e combate a incêndio nos terminais de integração

Transporte e Trânsito
18/07/2023 16h34

Instigar o entendimento a cerca da atuação profissional em situação de agravos à saúde. Esse é o principal objetivo da capacitação destinada aos colaboradores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, que atuam em terminais de integração e na sede do órgão, e também a despachantes das empresas concessionárias de transporte coletivo que trabalham nos terminais. O curso foi ministrado nesta terça-feira, 18, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos. 

O diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho, destaca a importância de dispor de profissionais devidamente capacitados para atender eventuais demandas que envolvam proteção e combate a incêndio. “Durante o funcionamento dos terminais de integração, de 4h até 00h, o profissional brigadista presta serviços nesses espaços, dada a grande rotatividade de usuários do transporte público, diariamente. Além dessa formação, a instalação de equipamentos, como extintores de incêndio, hidrantes e sistemas de alarme estão incluídos em projetos executados pela SMTT de Aracaju”, explica. 

Segundo o técnico em emergência médica e palestrante Lídio Vasconcelos, os participantes já podem, a partir do conhecimento, auxiliar na manutenção da sobrevida, dando suporte na respiração, reanimação cardiorrespiratória ou ferimentos, norteados por protocolos.

“Os colaboradores sairão da formação com vontade de conhecer mais do assunto, e farão o diferencial em situações de agravos à saúde. Em se tratando de transporte público, os passageiros contam com a presença e a eficiência desses profissionais, por isso, é necessário associar ao exercício diário da profissão a priorização da saúde, da segurança e do bem-estar, inclusive, em casos de espera pelo serviço essencial”, conta.

Aprovação dos profissionais
Fiscal e despachante de uma das empresas que fazem parte do sistema de transporte coletivo, Maria Augusta da Silva atua no conjunto Eduardo Gomes e comanda uma frota de 13 veículos. “A noção de primeiros socorros é importantíssima em casos extremos para que o profissional saiba lidar com o cidadão que necessita de um cuidado emergencial. Enquanto cobradora, uma usuária do transporte público apresentou agravo à saúde, agi e logo acionei o 192 para que as equipes de saúde viessem ao nosso encontro. Eles aprovaram a minha conduta e agora, estou aprendendo ainda mais”, afirma.

O fiscal da SMTT Heribaldo Messias, que atua no Terminal D.I.A., aprovou a capacitação. “Excelente oportunidade. Um curso desse é muito importante para nós, por trabalharmos em contato com várias pessoas. É essencial que tenhamos esse conhecimento, até mesmo para que façamos o que for necessário, até a chegada do serviço de urgência, já que a capacitação consiste na importância de fazermos as primeiras manobras. Agora, ajudaremos muita gente, por meio de uma atuação estendida", disse. 

Para Genciano dos Santos, que também atua em uma empresa do sistema, todo o conteúdo é extremamente útil para o trabalho. “Já fiz parte de brigada de incêndio e, atualmente, participo da Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio], logo, posso garantir que as informações adquiridas nessa formação são proveitosas no dia a dia, não só para aplicar, mas também para multiplicar as informações obtidas”, declara.