Dia do Motorista: SMTT realiza ação para reforçar importância das boas práticas no trânsito

Transporte e Trânsito
25/07/2023 14h00

Na capital sergipana, o Dia do Motorista, comemorado nesta terça-feira, 25, contou com ação das equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju. Agentes de trânsito, na rua Belém, no bairro Industrial, abordaram motoristas que trafegavam pelo local com paródias educativas, instruções sobre trânsito seguro e distribuição de exemplares do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A ação educativa visa reforçar os cuidados e comportamentos indispensáveis para a segurança dos condutores, especialmente no que diz respeito ao uso do celular ao volante, cinto de segurança e o respeito à sinalização de trânsito de forma geral. Insistimos em orientar sobre o comportamento que o motorista precisa ter na condução do seu veículo, e assim evitar que sinistros de trânsito aconteçam”, explicou o agente de Trânsito da SMTT e integrante da CET, Reinato Santos. 

O local escolhido para a ação, que também compreende a avenida João Rodrigues, é estratégico, uma vez que a comunidade local e condutores provenientes de municípios vizinhos, como Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, usufruem agora de um novo equipamento semafórico, recentemente instalado pela SMTT de Aracaju. 
 
Trânsito mais seguro
“A conscientização voltada para o condutor de veículo é muito necessária para que o trânsito melhore, a ponto de valorizarmos mais a vida”, declara a professora Ana Feitosa, que trafegava pela região. 

Motorista profissional, Pedro Euclides também aprovou a iniciativa da SMTT. “A educação é muito boa para nós, condutores. Reforça a segurança e as ações de manutenção da vida”, disse. 

Já o segurança Almeida Júnior avalia a ação do Dia do Motorista como uma boa oportunidade para adquirir conhecimentos. “A educação contínua deve fazer parte da vida das pessoas. Quando os motoristas são conscientes e respeitam as leis de trânsito, as coisas tendem a melhorar”, afirma.

A contadora Jeane Vieira analisa a iniciativa como uma oportunidade propícia para avaliar as melhorias necessárias ao trânsito local. “Esse semáforo recém-instalado na rua Belém está maravilhoso, porque favorece o respeito às leis de trânsito, inclusive, contemplando o pedestre, que antes tinha dificuldade para fazer as travessias”, pontua.  

Dia do Motorista
O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o Dia do Motorista no Brasil.