Curta Sexta: Funcaju promove exibição de documentários e entrega da Medalha Forró Caju

Cultura
26/07/2023 20h00

Por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Prefeitura de Aracaju realizará o Curta Sexta, atividade cultural para exibição de documentários, no Cine Vitória, na Rua do Turista - acesso pela rua Propriá. A estreia da ação será na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 17h, e contará com Menção Honrosa a artistas sergipanos que contribuíram para o ciclo junino na capital, com a entrega da Medalha Forró Caju.

O evento inicia com a exibição de três documentários sobre a produção e a realização de eventos culturais da Prefeitura, como o Forró Caju e o Projeto Verão e um curta-metragem de poemas. Um dos documentários é o “Gerson Filho: o palco da música sergipana”, dividido em duas partes, que traz histórias de artistas locais que participam do ciclo junino na capital desde o início do Forró Caju e a representação destes no maior palco da música sergipana.

O segundo documentário é o “Projeto Verão 2023”, com o depoimento de artistas e do público em geral que fez parte do retorno da festa, após o período pandêmico. Os três documentários foram produzidos pelo coordenador do Núcleo de Produção Digital Da Funcaju, Anderson Passos. Por último, o curta “Oito Mulheres e Um Poeta”, com textos poéticos escritos pelo secretário municipal da Comunicação Social, Carlos Cauê.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento apresenta produções audiovisuais que exaltam os eventos culturais da cidade. “Vamos apresentar ao público três produções da Funcaju no campo do audiovisual, registros importantes de grandes eventos na nossa cidade, sob um olhar lúdico muito bem construído pelas nossas equipes, mais um trabalho poético resultado da interpretação de oito poemas do poeta Carlos Cauê, gravado em estúdio com uma belíssima direção de fotografia e um extraordinário desempenho das intérpretes”.

Poemas atemporais
Para o secretário Carlos Cauê, o curta-metragem surge do interesse em reunir alguns dos seus poemas em vídeo, interpretados mulheres. “Convidei amigas que são interpretes, atrizes, ou que não possuem essa vivência, para declamar alguns dos meus poemas, novos e antigos, que são comuns à minha literatura: relações humanas, existenciais, a questão feminina, o sincretismo”, comenta o escritor.

São oito intérpretes que fazem parte da construção do projeto audiovisual: Laís Maciel (Ilusão), Maria Glória (A Palavra), Isabel Santos (Paciência), Tetê Nahas (Cabo da Roca), Carol Portugal (Matrioska), Rita Maia (A Encruza), Maruze Reis (Mar das Gentes) e Tânia Maria (Relaxe).

“Eu gostei muito do resultado. É muito bom ouvir a sua voz na voz do outro. É muito bom ouvir aquilo que você criou com palavras, que muitas vezes só conhece no papel, materializado na voz de outra pessoa”, destaca Carlos Cauê.

Medalha Forró Caju
Após a exibição das produções audiovisuais, o Curta Sexta realizará a entrega de medalhas e fará menção honrosa a três artistas sergipanos considerados marcos na cultura local, principalmente no ciclo junino: Zé Roseno, Zé Américo de Campo do Brito e Hilton Lopes.

“A Medalha Forró Caju é uma homenagem da Prefeitura de Aracaju, via Funcaju, a três grandes nomes que muito contribuíram e contribuem com a produção e divulgação de nossa cultura, no campo dos festejos juninos, seja através da música genuinamente nordestina, seja no fortalecimento de nossas tradições junto aos meios de comunicação”, ressalta Luciano Correia.

O evento contará ainda com a apresentação dos artistas Rebecca Melho e Missinho do Acordeon.

Confira a ficha técnica das produções:

Oito Mulheres e Um Poeta
Autor: Carlos Cauê
Direção: Everton Junior
Edição: Lucas Cachalote
Direção de Arte e Finalização: Caio Ferss

Gerson Filho: o palco da música sergipana
Direção: Hot Black
Roteiro: Hot Black
Edição: Hot Black
Argumento e produção: Ellen Moreira
Concepção da ideia: Luciano Correia

Projeto Verão 2023
Direção de montagem: Hot Black
Concepção da ideia: Luciano Correia
Adaptação de roteiro: Hot Black e Luciano Correia
Montagem e Edição: Thaís Ramos
Áudio e Trilha: Marcelinho
Finalização: Nayane Pessoa
Produção: WG Produções