Profissionais da Vigilância Sanitária e Academia da Cidade aprovam novos tablets

Agência Aracaju de Notícias
01/08/2023 10h17
Início > Notícias > Profissionais da Vigilância Sanitária e Academia da Cidade aprovam novos tablets

Como parte do projeto de modernização da administração municipal promovido pela Prefeitura de Aracaju, todos os fiscais da Vigilância Sanitária e professores da Academia da Cidade receberam tablets para qualificar a prestação de serviços aos cidadãos e otimizar o registro dos dados gerados em suas atividades. Para isso, com recursos do governo federal e contrapartida municipal, a Secretaria da Saúde (SMS) investiu mais de R$ 100 mil na compra dos tablets para 71 profissionais, os quais comemoraram o avanço.

Para os fiscais da vigilância sanitária, os tablets vão ser ferramentas essenciais para coleta e análise de dados, permitindo o monitoramento em tempo real e a redução do tempo. O fiscal Amaro Araújo relembra como era o processo sem os tablets e aprova o avanço. “Nós fazemos a inspeção in loco e deixamos um papel escrito, retornamos depois de um determinado prazo e deixamos um outro papel que precisa ser digitalizado e só então encaminhado para dar andamento à liberação do alvará sanitário. O que deixa o processo um pouco mais lento, mas com os tablets não vai mais ser assim, para a gente que trabalha na rua é muito bom, vai ser muito mais prático”, avalia.

Jacklene Araujo, fiscal da vigilância, explica que o novo equipamento propicia vários benefícios. “Esse recurso nos permite uma comunicação direta com a Vigilância Sanitária e também permite o acesso à legislação, além de preencher os roteiros, encaminhar respostas aos empresários através da plataforma do AjuInteligente, então tudo isso vamos poder fazer de forma eletrônica o que agiliza, facilita e dá mais celeridade ao processo de licenciamento das empresas. Esse processo une a simplificação e a desburocratização que a Prefeitura de Aracaju já vem implementando nos serviços”, reconhece.

A incursão desses dispositivos na rotina diária dos profissionais vai aprimorar a forma como o processo é feito. A professora da Academia da Cidade Paula Letícia explica que essa nova ferramenta vai dinamizar o trabalho dos profissionais. “A chegada desses tablets vai facilitar muito para nós profissionais de Educação Física na Academia da Cidade, visto que vamos ter em mãos uma tecnologia muito mais avançada, que permite, assim que o usuário chegar ao polo, ser feita a inscrição e a avaliação física, sem ter o trabalho de ir até a unidade passar esses dados, diminuindo os atrasos do processo”, conta.

O professor Cleverton dos Santos também aprova a aquisição e entrega dos tablets. “Esse equipamento é um avanço que vai trazer vários benefícios, tanto para os profissionais quanto para a população, além de facilitar tanto o trabalho quanto a parte burocrática que vai diminuir o tempo e atrair mais gente para os polos das academias”, ressalta.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a aquisição dos equipamentos “assegurará a melhoria do processo de trabalho dos servidores”. “É um investimento no sentido de facilitar a prestação de serviços à população, como por exemplo, na Academia da Cidade, em que o professor poderá, durante as aulas, acessar o prontuário eletrônico do paciente, atualizando com as informações necessárias para futuras consultas médicas. A mesma eficiência chegará à Vigilância Sanitária quando o servidor, no ato da fiscalização, poderá preencher informações que vão servir como dados para que possamos, inclusive, discutir ações focadas nos problemas cotidianos. Então, é uma ação que demonstra, de maneira efetiva, como as ferramentas tecnológicas podem ser colocadas à serviço da população”, explica.