Defesa Civil e Nupdecs dialogam sobre Mapeamento Participativo das áreas de risco

Defesa Civil
01/08/2023 23h16

Na noite desta terça-feira, 1º, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou reunião com os membros dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). O encontro promovido através de uma plataforma online objetivou discutir ação voltada ao Mapeamento Participativo nas áreas de risco da capital.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta a contribuição dos voluntários para o aprimoramento do mapeamento das áreas de risco e reforço no monitoramento dessas localidades.

"O constante diálogo com os membros dos Nupdecs proporciona maior proximidade entre o órgão e as comunidades. Essa interação possibilita a ampliação do olhar sobre essas áreas, oportunizando a realização de ações preventivas e estratégicas de maneira cada vez mais assertivas, auxiliando na redução de riscos e na rápida resposta frente às situações de anormalidade", indicou.

Participaram do encontro os membros dos Nupdecs dos bairros Cidade Nova, Jabotiana, Santa Maria, Porto Dantas, Soledade, América e Industrial. Na ocasião, o plano de atividades foi definido pelo grupo para execução do mapeamento de área definidas conjuntamente.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca que o órgão realiza, de forma contínua, o monitoramento e mapeamento das áreas de riscos, trabalho que será potencializado com a participação dos voluntários durante a execução desse planejamento.

"O que alinhamos, nesse momento, foi a realização dessa ação de forma mais constante com os membros dos Núcleos Comunitários, tendo em vista que eles possuem grande conhecimento sobre as comunidades e, em geral, conhecem as pessoas que residem nessas áreas de risco. Por isso, o objetivo é que essa abordagem da Defesa Civil, nessas localidades, seja facilitada pela participação dos integrantes dos Nupdecs, proporcionando, dessa forma, um mapeamento ainda mais assertivo e otimizado", frisou.

Para Sidney Silva, membro do Nupdec Santa Maria, havia grande expectativa para a visita em algumas localidades. "É muito interessante podermos contribuir com o mapeamento desses locai. Poderemos, agora, fazer essas visitas junto à Defesa Civil. Estou aqui para dar a minha contribuição. O encontro foi excelente", destacou.

A coordenadora do Nupdec Soledade, Gilenilde Barbosa, relata que a reunião gerou grande expectativa para as visitas a serem realizadas nos locais indicados pelo grupo. "Eu adoro participar dessas reuniões, juntamente aos demais membros do Soledade, que dão o maior apoio para as ações. Estamos ansiosos para realizar o mapeamento. A reunião foi muito produtiva", considerou a coordenadora.