Prefeitura realiza operação de atendimento veterinário de 50 cães no bairro Industrial

Meio Ambiente
04/08/2023 16h00

O Programa Aju Animal, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou uma operação conjunta de diversos órgãos para o atendimento clínico veterinário aos animais presentes em uma residência no bairro Industrial. 

Foram identificados um total de 50 cães na residência, sendo 21 machos e 29 fêmeas, os quais, além do atendimento clínico veterinário, receberam vermifugação, medicação e o apoio do Centro de Controle de Zoonoses na coleta para testagem de leishmaniose e aplicação de vacinas antirrábicas em todos eles. 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, foi estabelecida uma força-tarefa pela Prefeitura de Aracaju para lidar com a situação, considerando a gravidade e emergência do caso. 

“Em primeiro lugar, estamos assegurando o controle da contenção dos animais na área, para evitar que se espalhem para outras regiões. Além disso, estamos realizando uma ação de limpeza minuciosa da região, em estreita colaboração com a Emsurb [Empresa de Serviços Urbanos]. Esses animais estavam em condições precárias e vulneráveis, então mobilizamos um grupo de atendimento da Prefeitura na área da saúde, proporcionando consultas e exames clínicos a todos os animais envolvidos. Essas ações são emergenciais e envolvem alimentação adequada, limpeza e cuidados com a saúde dos animais. Tudo isso é um preparo para a próxima etapa: a castração dos animais, que será realizada para controlar a população deles”, explica o gestor.

A operação foi realizada pela Sema em conjunto com outros órgãos municipais, como a Emsurb, Guarda Municipal de Aracaju, por meio do Grupamento de Operações com Cães (GOC), Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, além da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a presença da equipe médica da clínica veterinária credenciada no Programa Aju Animal.

“O nosso papel, nesse processo, foi dar suporte à Secretaria Municipal de Meio Ambiente na limpeza e higienização da área solicitada. A Emsurb esteve no bairro Industrial para, dentro das suas atribuições, contribuir com a ação da Sema com a causa animal. Estamos à disposição para voltar e repetir o serviço diante da necessidade”, frisa Bruno Moraes, presidente da Emsurb.

Para o médico veterinário Karlyson Kleber, que participou da operação, esse tipo de ação é essencial para garantir a saúde dos animais. “Considero que foi de extrema importância, pois a situação ali vivida precisa de enormes esforços para controle e cuidados com aqueles animais. A população deve entender que o bem-estar daqueles animais é de extrema importância para o bem-estar geral, um caso de saúde pública, envolvendo os animais e a população ali vizinha”, destaca.

Aju Animal
Na plataforma digital AjuInteligente, ao clicar na aba “Meio Ambiente”, o cidadão pode acessar o “Aju Animal” e realizar cadastro para a castração de animal, agendar consulta médica veterinária, fazer o cadastro para se candidatar a ser um tutor para abrigo temporário, entre outros serviços.

A plataforma pode ser acessada no próprio site da Prefeitura ou através do endereço ajuinteligente.aracaju.se.gov.br.