Café com Teatro exibirá filme do espetáculo Desvalidos, com a atriz Valdice Teles

Cultura
10/08/2023 15h00

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles, gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará o segundo encontro do mês do Café com Teatro, nesta sexta-feira, dia 11, tendo como temática especial a comemoração dos 18 anos da unidade e homenagem à atriz que empresta o seu nome à escola, Valdice Teles.

No encontro desta semana, o público assistirá ao filme do espetáculo Desvalidos, do Grupo Imbuaça, última peça estrelada pela atriz Valdice Teles. A montagem do texto para o teatro vem do romance do escritor sergipano Francisco Dantas, com adaptação de Van Cabral e Rodolfo Vazquez. O texto conta a história de Cariolano, um morador no sertão sergipano que encontra com o bando de Lampião.

Para o professor de teatro Raimundo Venâncio, da EOAVT, a atriz Valdice Teles foi importante para a cena teatral no Estado. “Ela era mulher, negra, fazia teatro de rua, tinha suas dificuldades, ou seja, venceu muitas barreiras. Além disso, ela era muito ativa, atriz muito politizada, sempre estava nos movimentos da Federação do Teatro Amador de Sergipe, nas décadas de 80-90. Além disso, era educadora, levando o teatro para as escolas. Sua contribuição para o teatro sergipano foi muito importante”, relembra.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento renova as atividades do etor cultural do município. “O Café com Teatro é uma das melhores ideias do setor cultural sergipano dos últimos anos. Criado sob a batuta dos irrequietos Raimundo Venâncio e Tânia Alves, o projeto tem sido um momento raro e criativo de discutir os rumos do teatro local, além de servir como espaço de apresentações artísticas e reconhecimento aos grandes profissionais que fizeram e fazem a história do teatro em Sergipe”.

O artista e diretor do Grupo Imbuaça Linfolfo Amaral fala sobre Valdice Teles e sua importância para o teatro sergipano. “A ideia da montagem da obra como espetáculo foi da própria Valdice, que possui um destaque nacional e internacional”, explica.

“Apesar da gravação de um espetáculo minar alguns elementos da apresentação teatral, ela permite que seja um registro do que foi apresentado, a força do espetáculo. Ver Valdice nesse espetáculo carrega uma emoção do que ela foi no teatro durante os 25 anos em que esteve no Imbuaça. O que a Escola de Artes está fazendo é lembrar da sua patronesse, daquela mulher atriz, negra, que resolveu lutar por seu espaço. Valdice fez muito bem isso, na universidade, no teatro ou ensinando”, complementa Lindolfo.

“Os encontros estão sendo muito bons, o retorno contou com lotação de público. Semana que vem terá uma leitura dramática de um dos textos que Valdice Teles escreveu, aguardado com grande expectativa. Na última sexta-feira do mês, o doutor em Teatro e diretor do Imbuaça Lindolfo Amaral dará uma palestra sobre a trajetória dela no grupo Imbuaça”, explica Raimundo.
 
Sobre o Café com Teatro
O Café com Teatro acontecerá todas as sextas-feiras de 2023 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles às 16h, com entrada gratuita. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju – @funcaju e @evaldiceteles.