Funcaju promoverá II Encontro Literário na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes

Cultura
17/08/2023 10h32

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com páginas oficiais literárias, realizará no próximo sábado, dia 19, a partir das 14h, a segunda edição do Encontro literário, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira. O evento deve reunir amantes de livros para dialogar sobre o mundo literário, com troca de informações, além de conhecimento de novas obras literárias locais.

O encontro, aberto ao público, marca a continuidade do evento, que teve sua primeira edição em agosto do ano passado, com a apresentação de escritores do Estado, troca de livros, sorteios, dinâmicas e coffe break. O público poderá receber ao final do evento certificado de participação de 4 horas de duração.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o evento dá continuidade aos projetos desenvolvidos pela Biblioteca com a sociedade. “A Biblioteca Ivone de Menezes, para além de suas funções de biblioteca e outros eventos que temos realizado nesse espaço nos últimos anos, também está realizando um trabalho formidável em favor da literatura, trazendo autores, leitores e promovendo discussões que aprofundam os estudos nesse campo. São sementes que certamente produzirão bons frutos nos próximos anos em nosso estado”, comenta.

A execução do projeto teve início após o período pandêmico, com a necessidade de novas trocas no mundo literário, explica uma das organizadoras do Encontro Literário, Raíssa Sousa. “Meu perfil literário, nas redes sociais, ia completar aniversário e com essa necessidade de trocar informações, de interatividade com outros amantes da leitura, eu e mais quatro colegas, com o apoio da Biblioteca, resolvemos dar início ao Encontro Literário como uma forma de aproximação entre a comunidade literária de Aracaju, leitores, escritores e perfis literários”, explica ela.

Além da Funcaju e de Raíssa Sousa, administradora do perfil Meu Hobby Leitura, a equipe organizadora é formada também por Hanna Feitosa, do Florer Livrear; Andrey, do Livros para Viajar; e das escritoras Letícia Monalisa Andrade e Mayara Melo. Segundo Raíssa, os perfis literários movimentam bastante o mercado literário, incentivando à leitura. “Como há essa movimentação, o objetivo é reunir esses perfis, os que gostam de leitura para muita troca de experiências, de conhecimento, para aproximação.  E a partir dessas trocas, é possível sair do evento com várias ideias, parcerias novas, que movimentarão muito mais nossa área”.

A coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso, afirma que a iniciativa é uma ótima forma das pessoas usarem o espaço da Ivone de Menezes para essa troca de leitura. “A Biblioteca sempre está tentando aproximar a comunidade da Biblioteca, para que saibam que é um ambiente que permite aprendizado, parcerias e novas oportunidades de conhecimento”, finaliza.

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Funcaju, está localizada na praça Major Edeltrude Teles, s/n, próximo ao final de linha do conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para moutras informações, é possível entrar em contato pelo telefone: 3211-6411.