Prefeitura constrói nova sede de Centro de Atenção Psicossocial no bairro 17 de Março

Obras e Urbanização
22/08/2023 11h17

Ampliar a rede de acolhimento a pessoas com transtornos psicológicos e em sofrimento demonstra que a atual gestão da Prefeitura de Aracaju está atenta às demandas da população. Desta forma, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), constrói a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo III David Capistrano Filho, no bairro 17 de Março

O equipamento, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta atividades individuais e em grupo, com equipe técnica multiprofissional para efetivar o cuidado a este público, e funciona em prédio alugado no bairro Coroa do Meio. Com a obra, o Caps passará a funcionar em novo endereço, com sede própria.

A construção segue em estágio inicial com diversos serviços, a exemplo da implementação da fundação do prédio, escavações, concretagem de sapatas, aplicação de alvenaria de pedra e execução de vigas baldrames.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressalta a importância do equipamento e dos investimentos no bairro 17 de Março.

“O novo Caps, junto com a rede de Assistência Social que está sendo construída no bairro, vai proporcionar um apoio fundamental a pessoas com algum tipo de vulnerabilidade, seja ela socioeconômica, psicológica ou de saúde como um todo. Lá, vamos entregar um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), já inauguramos a maternidade, que está em pleno funcionamento, e oito praças para a convivência da população. A Prefeitura tem sido muito presente em toda a cidade, especialmente nos locais que mais precisam, a exemplo do 17 de Março”, comenta.

Para viabilizar a obra, a gestão municipal investe R$ 4.011.705,45. O Caps vai contar com consultórios, salas de acolhimento, observação, observação acessíveis, acolhimento noturno, de reuniões, de técnicos, posto de enfermagem, arquivo, espaço de vivência, auditório, almoxarifado, oficina, sanitários, copa e estacionamento.

Centro de Atenção Psicossocial
Caps III David Capistrano Filho é uma unidade direcionada ao atendimento multiprofissional da população adulta, em sofrimento mental considerado severo e/ou persistente.

O Caps oferta atendimento coletivo e individual, atividades em grupo, oficinas, atividades externas, práticas corporais e expressivas, dentre outras atividades. Sua equipe técnica é composta por profissionais de diversas categorias, como oficineiros, psicólogos, assistente social, psiquiatra, profissional de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O foco das atividades ofertadas no Caps é voltado para a promoção da autonomia e do protagonismo do usuário no seu processo de cuidado, utilizando os recursos do território do usuário para fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

O Caps III David é referência para os territórios dos bairros: 17 de março, 13 de Julho, Atalaia, Aruana, Augusto Franco, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins Jardim Esperança, Luzia, Médici I, II, III, Mosqueiro, Marivan, Orlando Dantas, Ponto Novo, Povoado Areia Branca, Salgado Filho, Santa Maria, Santa Tereza, São Conrado e Sol Nascente.