Programa Ver a Vida já realizou cerca de 140 mil atendimentos oftalmológicos

Agência Aracaju de Notícias
28/08/2023 08h00
Início > Notícias > Programa Ver a Vida já realizou cerca de 140 mil atendimentos oftalmológicos

Lançado pela Prefeitura de Aracaju em março de 2022, o programa Ver a Vida tem promovido a saúde ocular para os aracajuanos, sem contar com a redução nas filas e no tempo de espera para consultas, exames e cirurgias na rede pública municipal. Até junho deste ano, o programa da Prefeitura de Aracaju, executado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 138.729 atendimentos, sendo 26.555 consultas, 101.575 exames e 10.599 cirurgias, todos procedimentos oftalmológicos que asseguram mais qualidade de vida à população da capital.

O aposentado João Batista Santos, de 71 anos, um dos aracajuanos beneficiados pelo programa, demonstra felicidade ao passar a enxergar melhor após um procedimento cirúrgico de catarata. Ele relata que desde os 28 anos já percebia problemas de visão, o que se agravou com o tempo. Há dois anos, João fez a cirurgia de um dos olhos e, no ano passado, ele deveria ter feito a cirurgia no outro olho, mas como é diabétcio e, à época, sua glicemia estava alta, ele não pôde passar pelo procedimento, o qual foi realizado recentemente.

“Depois da cirurgia me deram colírio e os óculos escuros, que tenho que usar direto por cerca de um mês. Agora minha visão está bem melhor do que antes. Quando eu tiro os óculos, eu vejo tudo. Finalmente vou poder renovar a minha carteira de habilitação. Passar por esse procedimento melhorou muito minha vida. Agradeço primeiramente a Deus, e depois à Prefeitura, que nos deu esse programa que tem feito muita gente enxergar de novo”, disse ele.

A aposentada Maria Valdice Azevedo, de 73 anos, é uma das beneficiadas  pelo programa. Ela conta que há cerca de cinco anos quase não enxergava. “Eu olhava para as pessoas e só via um vulto, uma mancha escura", relembra. "Fiquei sabendo desse programa através de uma amiga. Então vim, me consultei, e o médico marcou a cirurgia. Minha visão melhorou muito. Consigo ler tudo, vejo as pessoas e estou muito feliz”, afirma.

Ao elogiar o tratamento ofertado, Valdice reconhece a importância do “Ver a Vida”. “É muito ruim não enxergar, não poder fazer as atividades de casa. Então a pessoa que precisa, tem que procurar os recursos. Esse programa é muito importante. Agora que estou enxergando, vou poder cuidar melhor da minha casa”, diz.

Maria Nilza dos Santos, de 74 anos, já se submeteu ao procedimento cirúrgico para tratar um dos olhos, e está com data marcada para a próxima cirurgia de catarata. “Operei um olho e já estou vendo muito bem. Agora o médico vai fazer a revisão e verificar se está tudo bem. Acho muito bom esse programa e penso que todo mundo que precisa deve procurar. Muitas pessoas já fizeram a cirurgia de catarata e hoje estão enxergando muito bem”, ressalta.

O aposentado Joel Ferreira da Conceição, de 64 anos, ainda vai se submeter ao procedimento cirúrgico de catarata por meio do programa “Ver a Vida” e está com boas expectativas. “Minha vista começou a embaçar e então eu não conseguia fazer mais nada. Fiz a cirurgia de um olho, há três anos, e agora vou fazer a do outro. O atendimento aqui é excelente e espero que, com a próxima cirurgia, minha visão fique melhor ainda. É muito importante poder enxergar”, afirma.