Sema participa de comemoração pelos dez anos do Projeto Começar de Novo

Meio Ambiente
25/08/2023 16h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou nesta sexta-feira, 25, do evento comemorativo pelos dez anos do Projeto Começar de Novo, desenvolvido pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP/ SE). O secretário do Meio de Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, foi um dos convidados e falou sobre trabalho, ressocialização, dignidade humana e redução de danos. O evento ocorreu no auditório Padre Melo, da Universidade Tiradentes (Unit), no bairro Farolândia.

Para o secretário Alan Lemos, essa é uma possibilidade de reintegrar os assistidos à sociedade de forma digna. "A gente sempre entendeu o projeto como algo relevante pelo fato de possibilitar um recomeço para essas pessoas que eventualmente cometeram um crime. Elas merecem uma segunda chance. A partir do momento em que o egresso do sistema prisional progride para o regime semi aberto é dada a oportunidade de ele aprender uma atividade e de ser remunerado por ela. O acolhimento é necessário para possibilitar o retorno à sociedade", pontuou.

A Prefeitura de Aracaju foi homenageada durante o evento. O presidente do Conselho Comunitário de Execuções Penais de Sergipe, Erivaldo Vieira, aproveitou para agradecer à gestão pela parceria. "Gostaria de expressar nossa gratidão à gestão municipal. São oito anos de parceria. A Prefeitura de Aracaju é peça fundamental nesse processo de ressocialização. Por isso, fazemos questão de homenageá-la",  frisou.

A aluna do curso de Direito da Universidade Tiradentes, Tamires Augusta da Silva, acompanhou a palestra e ressaltou a importância de expor para todos a necessidade de inclusão. “Hoje, durante a palestra, tivemos a presença de várias pessoas, incluindo representantes de instituições, a exemplo da Unit. Isso serve como uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e também de promover a ressocialização. A iniciativa da Prefeitura é um exemplo notável e serve como um guia para incentivarmos mais projetos que possam efetivamente contribuir para a ressocialização dessas pessoas”, afirmou.

Acolhimento
Durante a explanação do secretário, um vídeo foi exibido para mostrar o trabalho desenvolvido entre a gestão municipal e o Conselho no processo de ressocialização dos egressos do sistema prisional. Atualmente, 14 apenados participam dessa iniciativa. A maioria atua no Horto Municipal de Aracaju, localizado no Parque Augusto Franco. Eles realizam atividades de viveirismo (práticas de cultivo em estufa de plantas) e participam da arborização urbana da cidade.

A egressa Marilene Davino trabalha na sede da Sema. Emocionada, fez questão de falar sobre o projeto. "Receber esse acolhimento foi uma bênção, pois transformou nossa história e estilo de vida. Fomos tirados de um caminho errado, para um caminho melhor, graças ao apoio da Sema. Já são três anos desde que me juntei a eles, e nesse período tive muitos aprendizados. Quero agradecer a todos, pois eles confiaram no meu trabalho. Minha gratidão é imensa”,  ressaltou a apenada.