CCTECA realizará observação da super lua na próxima quarta-feira, 30

Educação
28/08/2023 15h30

Na próxima quarta-feira, dia 30, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, vinculada à Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará uma observação astronômica da Lua, que estará em seu Perigeu pela segunda vez no mês de agosto. O evento ocorrerá a partir das 18h, em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease).

O professor Augusto Almeida, coordenador da CCTECA, explica que esta é a segunda vez no mesmo mês em que a Lua estará em seu Perigeu, o que se trata de um fenômeno relativamente raro: a última vez que aconteceu foi em janeiro de 2018. A previsão para a próxima ocorrência é no ano de 2037.

“A Lua se encontrará no Perigeu, ou seja, na menor distância da Terra. Ela nascerá para nós, em Aracaju, na direção Leste, às 17h12, entre as constelações de Aquário e Peixes e estará distante cerca de 363.667 Km”, detalha o professor Augusto.

Para visualização do fenômeno e melhor experiência dos visitantes, serão disponibilizados cinco telescópios para acompanhar o fenômeno com o público. A CCTECA fica localizada no Parque da Sementeira, com acesso pelo portão lateral, na avenida Oviêdo Teixeira. O evento é gratuito.