Prefeitura promove castração de animais no Bairro Industrial

Meio Ambiente
29/08/2023 14h10

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), dá sequencia à castração dos caninos machos residentes de um imóvel situado no bairro Industrial. Esse serviço integra uma série de ações que vêm sendo realizadas no local desde o mês passado e integra o Programa Aju Animal.  As castrações têm sido feitas com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para atender a demanda do local, a Sema montou um cronograma. "Neste primeiro momento, demos início à castração dos caninos machos por causa da facilidade de realizar o procedimento cirúrgico e também devido à celeridade do pós-operatório. Assim, é possível encaminhar de forma mais rápida o animal para adoção", destacou a coordenadora técnica do Programa Aju Animal, Anne Carollyne Costa.

Depois de castrados, esses animais são levados para abrigos temporários. Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Marina Sena, o pós-operatório requer cuidados específicos. "Nós orientamos sobre os curativos diários, o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Geralmente, de sete a dez dias, os animais já estão recuperados", explicou.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, as ações continuam sendo desenvolvidas de forma integrada. "Várias secretarias estão engajadas nesse processo. A castração dos animais presentes nessa residência do Bairro Industrial faz parte de um todo. Eles estavam em condições precárias e vulneráveis e nós proporcionamos um atendimento especializado. Agora, chegamos à fase da castração", pontuou.

Programa Aju Animal
As castrações começaram a ser realizadas em fevereiro deste ano. Até aqui, 1.174 felinos, entre machos e fêmeas, foram castrados na PetNet, que é a clinica credenciada. A meta é castrar anualmente 2,5 mil animais, a partir de um investimento previsto de R$ 644 mil. A castração é um dos quatro eixos do programa, que também engloba a saúde animal, com serviços de consultas e exames. Além disso, o Aju Animal encaminha cães e gatos para abrigos temporários e estimula o apoio às adoções.

Para tutores que necessitem realizar algum dos serviços oferecidos pelo programa, basta realizar o cadastro na plataforma Aju Inteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju. Em caso de dúvidas, a Sema disponibiliza um atendimento via WhatsApp pelo número (79) 98141-4814, ou pelo canal de comunicação no e-mail ajuanimal.sema@aracaju.se.gov.br. Outra opção é comparecer à sede do órgão, das 8h às 17h.