Segunda etapa da reforma dos passeios da Ivo do Prado segue em ritmo acelerado

Obras e Urbanização
01/09/2023 11h30

A Prefeitura de Aracaju dá continuidade à segunda etapa da reforma dos passeios da ‘Rua da Frente’, no bairro São José. Além de reforçar a estrutura e melhorar a segurança, a obra vai proporcionar mais comodidade para circulação de pedestres no local.

A obra compreende o trecho da avenida Ivo do Prado entre o Largo da Gente Sergipana e o Iate Clube, de aproximadamente 910 metros, e não demanda grandes intervenções na estrutura de sustentação. Mesmo assim, será feito um reforço na contenção.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do serviço, implementa lajes pré-moldadas, etapa relativa à ampliação da calçada. A intervenção é feita para manter a coerência arquitetônica e urbanística do equipamento, já que teve a obra da primeira etapa concluída, assim como a revitalização da Ponte do Imperador.

“O trabalho que realizamos lá trouxe uma mudança muito impactante na paisagem, de forma que o espaço está mais bonito, maior e mais seguro. Nós mantivemos as características da arquitetura dos passeios e dos guarda-corpos, e agora estamos ampliando o serviço para deixar todo o passeio em uniformidade. É um serviço importante, necessário, e que vai trazer um conforto maior para quem transita pela região”, comenta Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.

A calçada será reposta no mesmo modelo da primeira etapa, com blocos de concreto pré-moldado, que comporão a nova pavimentação. Com a reforma, o novo passeio será ampliado em 1,5 m para “dentro” do rio Sergipe, totalizando largura de 4,3 m e ocupando uma área total de 2,4 mil m².

Para realização desse projeto, a gestão municipal investe R$ 6.334.571,13, em recursos próprios do Tesouro Municipal. A obra contempla a ampliação da largura da calçada, para proporcionar mais comodidade para pedestres, reposição do piso, substituição do guarda-corpos, iluminação em LED e instalação de equipamentos de acessibilidade.

Primeira etapa
A primeira etapa da obra contemplou a reforma e reforço estrutural da calçada situada entre as avenidas Otoniel Dórea, Ivo do Prado e Rio Branco. O serviço já foi concluído e foram realizadas a reposição da estrutura de sustentação, ampliação da calçada em 65 cm, acessibilidade, iluminação em LED, construção da nova balaustrada e pavimentação da calçada em concreto em área de aproximadamente 2,1 mil m².