Setur intensificará divulgação da cidade no perfil Descubra Aracaju no Instagram

Indústria, Comércio e Turismo
01/09/2023 12h53

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), faz uso de inúmeras ferramentas para chamar a atenção de turistas que estão em busca de viagens pelo país e uma delas é através do perfil no Instagram: @descubraaracaju. O objetivo, nesta rede social, é divulgar os atrativos da capital sergipana entre os usuários que seguem a página.

Criada em fevereiro de 2018, o perfil possui atualmente cerca de sete mil seguidores e, com as constantes mudanças, típicas das redes sociais, surgem novas ferramentas, linguagens características e, com isso, a necessidade de estratégias de algoritmos de filtragem nas postagens, permanente revisão de conceitos e estratégias de atuação, com vistas a engajar o público com conteúdos informativo de qualidade sobre o turismo na cidade.

“As redes sociais são essenciais para mostrarmos Aracaju de uma forma diferente, não apenas as paisagens, mas também a nossa gente, nossa cultura, como somos e as curiosidades da capital sergipana”, pontua o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga. Ele acrescenta ainda que o “Descubra Aracaju” é um perfil de rede social que “precisa ter abrangência global, linguagem jovial, ferramentas do momento, como a participação nas trends, e fazer uso de outros mecanismos que forem surgindo".

Tendo em vista essa necessidade de atualização, algumas mudanças serão realizadas no perfil e a primeira delas ocorre na identidade visual, com uma logomarca atrativa e colorida, buscando criar familiaridade e identificação com os seguidores. Também foram elaboradas novas capas para a guia “destaques”, com cores e ícones apropriados para facilitar a compreensão do seguidor que busca por algum tema específico do perfil. Outra mudança substantiva para o @descubraaracaju crescer em engajamento na rede social é a qualidade dos conteúdos. Para isso, a Setur está providenciando a aquisição de novos equipamentos de audiovisual atualizados, além de uma gestão de conteúdo que propicie efetividade e qualidade nas postagens.

“O Descubra Aracaju virá com uma pegada mais descolada, mais dinâmica de vídeos interessantes, mostrando variados aspectos da nossa cidade no que diz respeito à gastronomia, cultura, música, pontos curiosos, pessoas que fazem a história da cidade, variados esportes, praia, sol, equipamentos turísticos, enfim, vamos colocar Aracaju ao alcance do mundo, na palma da mão”, ressalta Jorge Fraga. 

Para apresentar essas mudanças, está disponível no perfil @descubraaracaju um vídeo de apresentação, elaborado pela própria equipe que cuida do Descubra Aracaju, são eles: Gabryelle Figueiredo (Publicidade e Propaganda), Bheatriz Pereira (Publicidade e Propaganda), Ítalo Augusto (Design Gráfico) e Thays Vitória (Gestão de Turismo), todos jovens universitários que serão coordenados pela Assessoria Técnica do Gabinete, com supervisão da Assessoria de Comunicação (Ascom), que discutirá e acompanhará o processo de criação e de geração de conteúdo. 

“Um aspecto importante na criação desse núcleo é que fomos buscar nas universidades jovens talentos para conciliar a formação acadêmica com o ambiente corporativo. Já tivemos gratas surpresas, com estagiários que ingressaram no mercado de trabalho antes mesmo do término do estágio conosco e isso nos deixa extremamente felizes porque esses colaboradores avançam na carreira. Além disso, a Secretaria abre novos campos para formação e qualificação desses estagiários”, enaltece o secretário.