Prefeitura aquece turismo com apoio a eventos e divulgação de Aracaju fora do estado

Indústria, Comércio e Turismo
05/09/2023 10h55

O mês de setembro é considerado no mercado do turismo como de baixa estação, período de expressiva redução no fluxo de turistas nos destinos turísticos. Atenta a essa sazonalidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), definiu em seu Planejamento Estratégico o apoio a eventos nas mais variadas áreas, com vistas a manter um equilíbrio no movimento de turistas na cidade e manter a atividade econômica aquecida, bem como promover o destino no mercado nacional.

“São eventos que demonstram a diversificação da nossa pauta de trabalho com apoio institucional a eventos nesse período de sazonalidade. Nossa preocupação é manter a atividade aquecida e fazer a divulgação dos nossos atrativos para o público desses eventos”, destaca o secretário do Turismo, Jorge Fraga.

O calendário de ações para setembro engloba eventos de múltiplos segmentos. Entre os dias 7 e 16, a gestão municipal apoiará o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia; o 16º Congresso Sergipano de Cardiologia; o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (FESTCAS); e a Expo Pesca & Aquicultura 2023.

De acordo com Jorge Fraga, o segmento de eventos atrai um grande número de visitantes, gerando renda no município com gastos em hospedagem, alimentação, transporte, compras no comércio e artesanato, entre outros setores da cadeia. “Toda essa movimentação significa renda para os nossos trabalhadores, receita para o nosso trade turístico e incremento na economia municipal”, ressalta o gestor.

Eventos
O 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16º Congresso Sergipano de Cardiologia acontecerão no Centro de Convenções AM Malls e, segundo os organizadores, a previsão é de 800 participantes, entre congressistas e palestrantes. 

O apoio institucional da Prefeitura foi definido em julho deste ano pelo prefeito Edvaldo Nogueira, após reunião com a presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Sergipe - que também preside o evento regional -, Ursula Maria Moreira Costa Burgos, e com a médica cardiologista Celi Marques Santos. 

A Setur apoiará os eventos com um estande para recepcionar os visitantes com material informativo sobre os atrativos da cidade. “A exemplo do que fizemos no 27º Congresso Nacional de Reprodução Assistida, na semana passada, vamos divulgar nossos eventos neste segundo semestre, como Pré-Caju, Natal Iluminado e Réveillon, além do Projeto Verão, no próximo ano. Queremos aproveitar esse público para dar um start para dezembro e para o verão 2024”, explica Jorge Fraga.

Já na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, entre os dias 7 e 9 de setembro, mesmo período dos congressos de cardiologia, acontecerá o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (FESTCAS) e a Setur também estará presente com apoio logístico para a realização do evento. Segundo o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kennedy Fonseca, o festival contará com a participação de mais de 20 clubes de carros antigos de todo o país, com a exposição de cerca de 300 modelos famosos, como Kombi, Opala, Fusca, Cadillac, Maverick e Corcel, além de motos antigas. 

Após esses eventos, entre os dias 13 e 16 de setembro, a Prefeitura de Aracaju apoiará um importante evento ligado à atividade pesqueira: Expo Pesca & Aquicultura 2023, que será realizado no Centro de Convenções AM Malls e, segundo os organizadores, deve atrair cinco mil participantes.

Divulgação reforçada
Além do apoio a esses eventos no mês de setembro, para geração de demanda turística na capital no período de baixa estação, a Secretaria Municipal do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), realizará capacitação para agentes de viagem da operadora CVC nos dias 12 e 14 de setembro, nas cidades de Cuiabá/MT e Campo Grande/MS, respectivamente.

Essa ação é resultado de um investimento de R$1,5 milhão da Prefeitura de Aracaju, por meio de um Termo de Fomento firmado com a ABIH/SE, que tem como objetivo promover o destino Aracaju no mercado nacional do turismo.

“A Prefeitura está trabalhando muito pelo turismo, com ações que acontecem quase que simultaneamente. Em uma ponta, apoiamos a realização de eventos em vários segmentos e na outra partimos para fazer a divulgação do destino fora do estado. É uma prova do compromisso da gestão municipal em atuar em várias frentes para fortalecer o turismo na capital”, pontua Jorge Fraga.