Prefeitura viabiliza emissão da carteira de identidade para alunos da rede municipal

Educação
05/09/2023 15h19

Garantindo ainda mais a cidadania dos estudantes, a Prefeitura de Aracaju, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizará a emissão da 1° via da carteira de identidade dos alunos matriculados na rede. A iniciativa, que facilitará o processo de identificação e realização do documento, também será de extrema importância para a efetividade da matrícula do ano letivo de 2024, já que a ação vai assegurar a documentação completa do público.

A parceria vai funcionar da seguinte forma: 14 vagas diárias disponíveis para os alunos da rede; os pais, junto aos filhos, poderão ir até a Fundat, sem necessitar de agendamento prévio, e realizar a emissão da carteira de identidade. Para o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a iniciativa é, também, uma ação estratégica. 

“A carteira de identidade é um documento essencial e uma das diretrizes da Prefeitura de Aracaju é a de que toda vez que nós pensemos alguma atividade no âmbito das nossas secretarias, que pensemos em levar cidadania plena para os nossos munícipes. Neste momento, com essa parceria, temos o apoio da Fundat na garantia de que nossos alunos terão a oportunidade de fazer o seu documento de identidade. A iniciativa também é uma ação estratégica, já que no âmbito do Ministério da Educação [MEC] já existe um entendimento de que, a partir do ano de 2024, só será possível efetuar a matrícula dos estudantes se eles estiverem com o documento. Então, em colaboração com a Educação de Aracaju, a Fundat proporcionará cidadania para a população aracajuana, em especial aos alunos da rede municipal”, analisa o gestor.

A presidente da Fundat, Edvaneide Lima, destaca que essa ação conjunta da Fundat e da Semed foi iniciada com Jogos Escolares Municipais, quando a Semed identificou, durante as inscrições dos jogos, o alto número de alunos que não tinham a carteira de identidade. "Com isso, o secretário nos convidou a solucionar a necessidade desses meninos. Então, no primeiro momento, nós fizemos um mutirão na quadra em que estava acontecendo os jogos e conseguimos suprir a demanda específica. No entanto, foi percebido que era uma realidade de muitos alunos da rede e decidimos colocar a Fundat à disposição para reduzir de verdade a demanda que é muito grande em todas as escolas. Como nós temos atendimento diário ao público geral, definimos que, todos os dias, serão dez vagas destinadas aos alunos”, explica.

Conforme detalha a presidente da Fundat, são quatro vagas para a unidade do bairro Santa Maria, quatro para a do Santos Dumont e seis vagas para a sede, localizada no Centro.  "A importância dessa ação é, primeiramente, porque o documento é cidadania, mas também servirá para resolver um problema futuro, visto que, em 2024, os alunos irão precisar da carteira de identidade para se matricular e renovar a sua matrícula, já que o MEC exige que ele possua o documento. Portanto, estabelecemos que a ação será realizada até o final do ano, viabilizando o serviço sem que os pais precisem agendar, facilitando o processo, ocasionando a diminuição dessa alta demanda”, complementa a presidente.

Uma das primeiras mães a levar seus filhos para solicitar o documento identificatório, Sueli Alcântara, mãe de Sofia Gabriele, 9, e João Gabriel, 11, alunos da Emef Ágape, afirma que o encaminhamento da escola deu uma maior praticidade ao serviço. 

Eu já estava tentando emitir o documento deles, mas não consegui. Assim que surgiu essa oportunidade, eu abracei. Fiquei sabendo da ação através da diretora da escola, pelo grupo do WhatsApp. Ela me pediu para colocar o nome dos meus filhos e, em uma semana, ela já me autorizou a vir até a Fundat. Quando cheguei, foi tudo muito rápido, porque eu já estava com os documentos separados, porque eles explicaram qual era toda a documentação certinha que precisava trazer. A iniciativa é muito legal, já que não é fácil emitir o RG, e, a partir do ano que vem, eles vão ser obrigados a ter o documento para garantir a vaga deles, e isso facilitou muito”, avalia. 

Em concordância, Beatriz Dantas, também mãe de aluno da Emef Ágape, declara que a intermediação da escola facilitou bastante para que o seu filho pudesse ter a carteira de identidade. 

“Se não fosse a escola, eu iria continuar sem conseguir que o meu filho tivesse a identidade. Eu soube do serviço a partir da coordenação da escola, que divulgou e explicou aos pais como funcionaria. Foi tudo muito rápido e fácil, essa ação é muito importante e ajuda demais aos pais que trabalham e não conseguem resolver rápido essas coisas. Muito bom que a escola possibilitou essa realização”, destaca.

Luana dos Santos, mãe das alunas Maria Eduarda e Maria Clara, gêmeas de 9 anos, elogia a iniciativa e reconhece a agilidade do atendimento. “Queria que as todas escolas fizessem isso, porque foi bom demais ter essa uma oportunidade e ajudaria muito os pais. Eu cheguei e fui atendida rápido, não demorou nada e gostei do atendimento. A escola entrou em contato no grupo com as mães e, na segunda-feira, ela deu o papel informativo e mandou a gente vir tirar a carteira de identidade. Ano que vem vamos precisar desse documento e agora não preciso mais me preocupar”, relata. 
 
O estudante Adrian Cristian Balbino, 10, emitiu seu documento acompanhado da mãe Cintiane dos Santos Silva, que avalia o projeto como maravilhoso. “A gente sabe que ano que vem só vai poder realizar a matrícula com o documento e ter essa facilidade foi importante, essa questão de não precisar marcar, ir atrás e ter esse encaminhamento direto com a escola. A diretora avisou no grupo da escola, comunicando que a secretaria estava com o projeto e mandou a gente aguardar. Quando surgiu a oportunidade, eu decidi vir logo e o atendimento foi maravilhoso e rápido”, comenta a mãe de Adrian.