Educa Horta: projeto leva educação ambiental e arborização para escolas de tempo integral

Educação
06/09/2023 16h12

Ampliando e integralizando a Educação Municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a empresa Inplast, deu início ao projeto Viridis, com a ação Educa Horta. A iniciativa consiste em levar às escolas públicas do município o envolvimento ativo com a natureza em todas as suas fases, propiciando uma pedagogia de desenvolvimento sustentável, social e humana. 

Duas unidades de tempo integral foram as escolhidas para o projeto-piloto: a  Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Ruth Wynne Cardoso e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves. Nesta quarta-feira, 6, as secretarias envolvidas e a Inplast oficializaram o projeto, juntando-se aos estudantes, seus familiares e equipe pedagógica para o plantio de cerca de 50 mudas.  

Com expectativas positivas e em comemoração das parcerias, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, afirma que o projeto deve ser ampliado para toda a rede.

“Hoje foi um dia muito especial, porque estamos mais uma vez trabalhando em parceria com a Sema e a Emsurb, mas, também, trazendo a parceria de instituições privadas, que, neste caso, é a Inplast, uma empresa 100% aracajuana e que veio para a escola pública municipal dar a sua parcela de contribuição social. Este é um projeto de educação ambiental que tem o poder de impactar significativamente a vida dessas crianças com a experiência com a natureza, com o plantar, o esperar e o colher. E isso tudo tem um componente pedagógico muito forte”, destaca. 

Para o secretário da Educação, essa é uma das grandes apostas da Prefeitura de Aracaju no que diz respeito à educação, com o novo paradigma das duas escolas em tempo integral. "Nós acreditamos muito que essas escolas têm um poder transformador na vida dessas crianças e, projetos dessa natureza precisam ocorrer para que, de fato, essas escolas não se transformem apenas em escolas de tempo integral, mas que elas consigam se aproximar ao máximo de uma educação integralizadora. Também não queremos que essa parceria na Educação seja um componente isolado da política municipal. Portanto, na medida do possível, em todas as ações da Semed, nós buscamos parceiros. E dessa vez não podia ser diferente, será mais uma parceria de sucesso”, observa o secretário. 

Para a Sema, a prioridade do projeto é levar a educação ambiental para as escolas. De acordo com o analista ambiental Rafael Gouveia, o objetivo da pasta "é estar o máximo possível na área da escola para que consigamos produzir com qualidade e da melhor forma os produtos que a gente tende a plantar e cultivar na área das duas escolas", salienta.
 
"Nossa ideia é trazer educação ambiental para as crianças, para que elas saibam de onde vem o alimento e, também, para trazer uma alimentação mais saudável para elas. Portanto, o objetivo principal da Sema é trazer parte da educação ambiental, mas a qualidade na alimentação é outro fator preponderante no desenvolvimento deste trabalho”, ressalta Rafael.

André Lameda, gerente de marketing da Inplast, explica que a empresa está entrando com recurso financeiro e uma parte da mão de obra, com os voluntários, que são seus próprios funcionários, com administração e acompanhamento do projeto, tanto técnico como pedagógico e social.
 
"Hoje, nós começamos a plantar árvores arbóreas com a parte de consultoria da Sema, plantando abacateiro, jambu, ipê, pau-brasil e, a partir disso, vamos fazer com que isso comece a andar pelo bairro inteiro. Nós precisávamos de escolas para o projeto-piloto e, junto à Semed, foi decidido que as escolas com maior aptidão, tanto administrativa, como pessoal e ambiental seriam as integrais. Mas é realmente como um projeto-piloto, já que, no futuro, nós pensamos em estender para todas as escolas e todas as crianças sejam contempladas com a ação”, reforça. 

Escolas 
A diretora da Emei Maria Ruth Wynne Cardoso, Silvana Silva, defende que a escola em tempo integral precisa pensar em todos os contextos. Neste sentido, a ação Educa Horta corresponde ao objetivo pedagógico da unidade. 

“A expectativa é que o complexo de escolas em tempo integral se torne ainda mais acolhedor, arborizado e com horta, possibilitando às crianças o trabalho com a natureza, com a terra. E, assim, trazer a educação ambiental para o nosso contexto e para o nosso pensamento pedagógico, para que a criança realmente consiga desenvolver a plena cidadania, a plena consciência e que seja um cidadão do futuro. A escola não deve pensar somente no componente curricular, tem que pensar no desenvolvimento pleno da criança e em possibilitar experiências para vivenciar, porque aí sim acontece a aprendizagem de uma forma bem significativa”, frisa.

Mãe de aluno da Emei Maria Ruth, Shirley Katiucia, estudante de Direito, aprovou o projeto e afirma que a ação fará com que as crianças respeitem todas as áreas da escola. 

“Eu tenho uma filha de três anos que estuda aqui na creche e eu achei a ação de extrema importância, porque fazer com que a criança participe e respeite a natureza e traga isso para o seu convívio é importante. Elas vão aprender a respeitar e saber que a saúde vem através da natureza e que envolver essa natureza na educação do dia a dia delas fará com que elas sejam pessoas com mais informações, que respeitam todas as áreas, seja de saúde, educação ou qualquer outra. É algo que traz um desenvolvimento pleno da criança. Eu achei o trabalho muito dedicado, porque ele não está envolvendo só a criança, mas a família também”, reflete.