Com apoio da Prefeitura, festival de carros antigos movimenta o turismo em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
09/09/2023 22h52

Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e de outros órgãos da administração municipal, como a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a capital sergipana sediou o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (Festcas). O evento, que teve início na quinta-feira, 7, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, e foi encerrado neste sábado, 9, contou com a participação de mais de 20 clubes de carros antigos de todo o país, e exposição de cerca de 300 modelos famosos, dentre os quais Kombi, Opala, Fusca, Cadillac, Maverick e Corcel, além de motos antigas.


O festival, realizado pela pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e pelo Clube Antigos de Sergipe, teve entrada gratuita durante os três dias de exposição e, além de apreciar os veículos e motos antigas, o público desfrutou de apresentações musicais, incluindo show de encerramento de Tony Presley, em tributo ao rei do rock, Elvis Presley, com algumas músicas da lendária estrela, como "Suspicious Minds," "It's Now Or Never," "Always On My Mind," "Love Me Tender" e "Can't Help Falling in Love."


Segundo o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, o Festcas é um evento de grande significado para os apaixonados por automobilismo e um “excelente” produto turístico para as pessoas que visitam a cidade e para os próprios aracajuanos. “É um momento de prazeroso entretenimento e muito adequado para o turismo, porque estamos no período de baixa temporada e temos um feriadão, em que as pessoas podem aproveitar melhor a cidade vendo esses carros que marcaram época, fotografar os vários modelos, fazer selfies e curtir outras atrações dentro da programação do evento”, pontua o secretário.


Além do apoio logístico, com o fornecimento de todos os gradis para delimitação do espaço do evento, a Setur, em parceria com a Viação Progresso, disponibilizou a charmosa Marinete do Forró para contemplação do público.


De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kennedy Fonseca, o festival foi possível "graças ao apoio da administração municipal", disse.


“É um grande festival, que movimenta toda a cadeia do turismo, com expositores de vários estados do país chegando com seus carros antigos em nossa cidade para fazer essa bonita festa”, afirma o dirigente do automobilismo sergipano.


Observando atentamente os vários veículos expostos, o professor Everton Santos, acompanhado da esposa Larissa Evelynbe da filha Luíza Beatriz, pegou carona em um Ford Maverick para uma saudosa viagem no tempo. “Sou apaixonado por carros e esta é uma oportunidade para revisitar minha história. Meu padrasto tinha um Maverick, uma paixão, e nesse carro ele me levava para a escola e me ensinou a dirigir. Tenho muitos momentos com ele e seu Maverick na história de minha vida”, disse o professor, com indisfarçável alegria e felicidade no olhar.


Leandro de Assis Duarte também é professor, em Camaçari/BA, e vê no festival um atrativo a mais para a atração de turistas para a cidade. “É muito bom porque o turista que vem conhecer a cidade tem um atrativo a mais do que a cidade já oferece. Esse tipo de evento traz um público entusiasta de outras cidades e torna o destino muito mais interessante, é um museu do automobilismo a céu aberto", afirmou.


O encerramento do festival foi marcado pelo cortejo dos veículos premiados e a entrega de troféus para várias categorias de expositores, dentre elas a de carros de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990; veículo com maior distância percorrida; melhor esportivo; destaque do evento; melhor fusca; melhor fora de série; melhor utilitário, além de troféus aos apoiadores, colaboradores e de homenagem póstuma a Fernando Felizola (Tuco) e Fernando da Casa das Tintas.


O secretário Jorge Fraga foi convidado para fazer a entrega de troféus de algumas categorias vencedoras e também recebeu um troféu da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) em agradecimento pelo permanente apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, aos eventos realizados pela entidade.


“É preciso fazer um reconhecimento à FSA pelos grandes eventos que realiza, contribuindo enormemente para o fluxo de turistas em nossa cidade. A gestão de Aracaju é uma aliada para prestar o apoio institucional aos eventos, estamos abertos e dispostos a contribuir para a formação de um robusto calendário de eventos para a cidade”, registra o gestor do Turismo de Aracaju.