Central Periférica: segunda edição leva o coletivo MAP ao Centro Cultural de Aracaju

Cultura
11/09/2023 15h30

O Central Periférica, projeto realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com coletivos produtores de cultura e arte urbana, terá o Movimento Artístico Periférico (MAP) como responsável pela ocupação artística desta semana. A programação será realizada nesta terça-feira, dia 12, das 16h às 20h, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, no Centro.

O Movimento Artístico Periférico tem como objetivo profissionalizar artistas e realizar eventos culturais na periferia do bairro Santos Dumont e de toda a cidade. Durante a sua ocupação no Central Periférica, o coletivo realizar a encenação de um fragmento do espetáculo teatral “ A Cela”, de Lucas Maia; workshop de discotecagem; e apresentação musical com Gabriel Rasta e Thiago ZN, além de falas com Anderson Cilo.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o Central Periférica oportuniza à população aracajuana conhecer o que ocorre na cultura periférica. “O Centro Cultural de Aracaju é palco dessa atividade que apresenta as manifestações culturais da periferia. As periferias, no mundo inteiro, têm sido responsáveis pela renovação dos repertórios culturais e pela elaboração de novas gramáticas, como no caso do Hip Hop, danças urbanas e outras linguagens”, comenta.

Visando ampliar os espaços de apreciação das produções culturais e artísticas oriundas das periferias aracajuanas, o Central Periférica abre o Centro Cultural de Aracaju a cada terça-feira do mês de setembro  para que os coletivos periféricos promovam suas atividades.

Confira a programação preparada pelo MAP para esta terça:

16h: Workshop de Discotecagem
17h: Fragmento do espetáculo "A Cela" (Lucas Maya)
17h30:  Falas periféricas – Espetáculo "A Cela"
18h: Fala sobre a formação e inspiração para o espetáculo (Andson Clio)
19h:  Pocket Show Gabriel Rasta
19h30: Pocket Show Thiago ZN