Nos últimos meses, as equipes do Centro de Apreensão de Animais, administrado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), têm desempenhado atividades direcionadas aos cuidados e à recuperação de animais soltos e em situação de maus-tratos nas vias públicas. Diante disso, no período de janeiro a agosto, 603 equinos foram apreendidos e, desses, 41 animais receberam atendimento veterinário adequado às suas necessidades.
Nesse mesmo período, o órgão municipal garantiu que 230 animais recolhidos em vias públicas tivessem acesso à adoção consciente. Segundo informações da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), os cuidados em relação ao estado de saúde do animal são prioridades das equipes.
“É comum encontramos animais recolhidos com sinais de fraqueza e debilidade, em virtude de fratura nos ossos, desidratação e a falta de alimentação adequada, além de indícios de maus-tratos. Durante a quarentena, uma ação específica feita pelas equipes, os animais recebem uma avaliação minuciosa do seu estado e medicações iniciais, como a aplicação do soro e em seguida de analgésicos para inibir possíveis dores”, explica o médico veterinário Iardlei Santa Rita.
Atualmente, o Centro de Apreensão de Animais abriga 15 animais, dos quais três estão em tratamento. Ainda conforme os dados, 435 foram apreendidos na zona Norte e 152 em rondas realizadas em bairros da zona Sul. O coordenador do Centro de Apreensão de Animais, Isael Freitas Santos, detalha a atuação das equipes para assegurar os devidos cuidados aos bichos.
“Toda a nossa atenção volta-se para o bem-estar do animal. Por isso, priorizamos a assistência deles com a disponibilidade de água potável e uma alimentação balanceada, à base de sais minerais, capim moído, farelo e feno, bem como a higienização, além do complemento com os medicamentos adequados, em casos mais graves,” pontua.
Combate à soltura de animais
Na manhã desta terça-feira, 12, equipes da Emsurb e da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) uniram forças em mais uma ação para coibir animais soltos em pistas e áreas públicas da capital, mirando, especificamente, regiões com alto índice de ocorrências deste tipo. Esta foi a décima operação conjunta somente este ano e contou também com policiais do Grupo Especial de Combate a Roubos e Furtos (Gecrof).
Na ocasião, foram apreendidos, ao todo, nove equinos, sendo 6seis na região do Santa Maria e outros três no bairro 17 de Março. Destes, apenas um apresentava machucados e já está sob avaliação veterinária com as equipes do Centro.
Como denunciar
As equipes de captura de animais atuam 24 horas por dia. Em caso de denúncias sobre animais soltos ou abandonados nas vias públicas de Aracaju, é importante estabelecer um contato com a equipe de Centro de Apreensão por meio do número 99151-0315 ou, ainda, através da Ouvidoria da Emsurb, no 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.