Secretários escolares recebem formação sobre organização no ambiente de trabalho

Educação
12/09/2023 16h27

Secretários das 79 escolas municipais de Aracaju participaram, nesta terça-feira, 12, de formação sobre organização e funcionamento da secretaria escolar, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe). A formação teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho do secretário escolar da rede, que é um dos primeiros funcionários da escola a receber o público externo.

O curso foi ministrado pela diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), professora Eliane Passos, e tratou sobre temas referentes ao trabalho do secretário escolar, como cordialidade ao atender o público externo, procedimentos de matrícula, legislação educacional, organização de pastas dos alunos, entre outros.

"Sei o quanto é importante a figura do secretário na vida da escola. A rede municipal de ensino de Aracaju está em um momento de grandes avanços e eu enxergo em cada um destes avanços a digital, também, do secretário escolar, que é o primeiro funcionário da Prefeitura de Aracaju que as pessoas têm contato quando visitam uma escola, tornando-o uma das partes fundamentais", pontua o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

Para a formadora Eliane Passos, a secretaria escolar é a porta de entrada e de saída das unidades de ensino, onde tudo começa e onde é assegurado o direito dos estudantes.

"O papel do secretário e dos profissionais que integram a secretaria no ambiente da escola é muito importante. Ter uma equipe na secretaria com um bom nível de conhecimento, de informações que pautem o seu trabalho no dia a dia, contribui muito com o processo, porque tudo é feito, mas se não respeitar a legalidade, o aluno sai com problema. Neste encontro, nossa fala é para passar para eles a importância de conhecer a legislação em todos os atos e procedimentos que são adotados no ambiente da secretaria e essa organização está sempre pautada na legislação", frisa.

Participantes
Rosilene Santos é secretária na Escola Municipal em Tempo Integral (Emef TI) Jornalista João Oliva Alves, no bairro Santa Maria, e avaliou positivamente a execução da formação. "É muito importante para relembrar e para ressaltar o papel do secretário na unidade escolar, mostrando que a escola parte do princípio das bases instrumentais, do acolhimento à família  e não só as questões administrativas. E o secretário, além de tratar da parte administrativa escolar, das informações, dos dados que regem todo o sistema, seja dos alunos, dos funcionários, de todos os colaboradores que compõem a escola, ele também é responsável pelo processo de desenvolvimento da parte pedagógica, junto com os diretores e com os professores", pontua.

Fábio Almeida da Rocha é secretário da Emef Tenisson Ribeiro, localizada no bairro Robalo. Ele conta que a secretaria escolar é um ambiente importante por diversos fatores. "Temos um leque muito amplo de atividades, como cuidar do censo escolar, arquivar documentação de alunos e professores. Além disso, mantenho uma relação muito boa com a comunidade, o que também é importante para a realização do nosso trabalho".