Emei Ana Luíza Mesquita Rocha realiza projeto de empreendedorismo na Educação Infantil

Educação
13/09/2023 15h50

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha, localizada no bairro José Conrado de Araújo, realizou nesta terça-feira, 13, o Projeto Letramento Matemático, que neste ano teve como tema “Feirinha dos Pequenos Empreendedores”. O evento aconteceu durante todo o dia com participação dos alunos de 1 a 5 anos e também dos pais e responsáveis.

 A ideia do projeto é utilizar a matemática e ensinar sobre empreendedorismo para os estudantes da Educação Infantil. Para isso, foi montada na escola uma feirinha e criada uma moeda fictícia, para que os alunos comercializassem os produtos para os pais e responsáveis, que também participaram da atividade.

A diretora da escola, Erica Rejane, conta que por meio de cartazes espalhados no bairro, toda a comunidade foi convidada a compartilhar esse momento de brincadeiras e aprendizado na escola. “Trabalhar a interação da escola com a família e comunidade, esse é o papel principal desta feira. A ideia de empreendedorismo surgiu porque as crianças vão ao supermercado, a uma mercearia acompanhadas dos seus pais. Então, por que não trazer isso pra escola e ensiná-las sobre o que veem no dia a dia?” questiona a diretora ao explicar os objetivos do projeto.

A coordenadora pedagógica Denise Melo explica que todo o trabalho de realizar o projeto é um aprendizado que vai além do pedagógico. “Nesse projeto eles estão tendo experiências usando a matemática, como a quantidade dos produtos, os rótulos, entender o que é a validade de um alimento, e além dos numerais eles aprendem sobre as letras, com os nomes dos mercadinhos de cada turma. Durante a feira eles vão negociar com os clientes, trabalhando a comunicação”, explica a coordenadora.

 A professora Magliane Nascimento comenta que os alunos estão bem animados para colocar em prática tudo aquilo que foi ensinado durante as aulas. “Eles estão bem envolvidos com a feira, estavam animados por esse momento, é aprender brincando. Ao longo da semana eles foram trabalhando essa temática na sala de aula, e agora com esse projeto estamos intensificando o ensinamento. Tudo que eles produziram, como os cartazes, etiquetas, eles vão apresentar e desenvolver para a comunidade”, afirma a professora.

Para Stony Wallace, pai de Emanuel Lorenzo, da turma de 4 anos, é muito importante ter esses ensinamentos na escola. “Estou gostando bastante da feirinha, é uma iniciativa muito boa da escola, para incentivar os alunos a aprender a negociar. Despertar o empreendedorismo desde a infância, pra quando chegar lá fora não ter tanta dificuldade assim”,  expressa o pai.