SMTT dialoga com vereador e moradores do São Conrado sobre o trânsito na região

Transporte e Trânsito
13/09/2023 15h08

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, na sede do órgão, com vereadores e moradores do bairro São Conrado, que fica na Zona Sul da cidade, para dialogar sobre o trânsito na região e ouvir as demandas da comunidade. O secretário da Articulação Política e Relações Institucionais, Joaquim da Janelinha, também participou da reunião.

Os moradores solicitam à SMTT medidas para dar mais segurança ao trânsito na avenida José Carlos Silva, nas imediações do bairro. Durante a reunião, o superintendente reforçou que na via há sinalizações vertical e horizontal e semáforos, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas que, infelizmente, muitos condutores ainda desrespeitam as sinalizações e leis de trânsito, como o limite máximo permitido de velocidade da avenida.

Todavia, Renato Telles informou que a equipe técnica da SMTT fará uma análise no local para verificar o que pode ser feito para melhorar ainda mais a segurança do trânsito na área.

“É importante frisar que não é um problema do corredor de mobilidade. A sinalização está totalmente adequada, o que acontece, infelizmente, é o desrespeito de alguns condutores às sinalizações e a priorização da travessia dos pedestres, na faixa. Mas ouvimos a demanda da comunidade e em breve daremos uma resposta à população sobre o que será feito para dar mais segurança ao trânsito no local”, afirma o superintendente.

O vereador Breno Garibalde, que também é presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da Câmara Municipal, disse que a reunião foi positiva e que está confiante de que a SMTT tomará providências para a melhoria da segurança no trânsito na região do São Conrado.

“Os moradores deste bairro vêm sofrendo com os acidentes de trânsito na localidade e estão solicitando redutores de velocidade para que acidentes sejam evitados. Saímos confiantes da reunião e acreditamos que a SMTT apresentará soluções para aquela comunidade”, declara.

Reunião produtiva
O estudante e morador do bairro São Conrado, Douglas Messias Santos, ressaltou a importância do diálogo entre população e o poder público.

“O bairro cresceu, novas obras estão sendo executadas na região e o fluxo de pedestres e veículos é muito grande na localidade. Tem acontecido acidentes graves, com óbito e viemos solicitar providências a SMTT para que algo seja feito para aumentar a segurança do trânsito na avenida. A reunião foi bastante produtiva, o superintendente ouviu nossa demanda e prometeu dar uma resposta efetiva. Acreditamos que haverá uma solução para o trânsito na região”, conta.

O servidor público e também morador do bairro, José Dos Santos, falou sobre a importância da reunião. “Estamos pedindo algo para melhorar a segurança no trânsito nas imediações do São Conrado e o superintendente nos ouviu pessoalmente. Isso é importante. Esperamos que haja uma solução para reduzir os acidentes de trânsito e estamos saindo da reunião confiantes”, afirma.

Agentes e campanhas educativas
A avenida José Carlos Silva, que é uma das mais movimentadas da cidade, conta rotineiramente com a presença dos agentes de trânsito fazendo o monitoramento do trânsito, e também com ações educativas realizadas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT.

“Tem pontos da cidade que estrategicamente são monitorados pelos agentes de trânsito e a José Carlos Silva é uma dessas avenidas. Além disso, nossa equipe de educação realiza também atividades nas faixas de pedestres da avenida para alertar e conscientizar a população sobre a importância do respeito ao pedestre, que é prioridade no trânsito. Esse trabalho é contínuo, mas ainda é preciso haver uma mudança de comportamento dos condutores e mais conscientização de todos em relação às boas práticas no trânsito”, conclui o superintendente da SMTT, Renato Telles.