Aplicação de Cadernos de Revisão reforça aprendizagem dos alunos da rede municipal

Educação
14/09/2023 15h07

Em constante avaliação diagnóstica da rede, para mapear os níveis de aprendizagem dos alunos, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), promove a aplicação do Caderno de Revisão nas escolas, uma prática que, além de servir como base para estratégias de ensino para cada turma, também irá familiarizar os estudantes com as avaliações externas do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas ainda neste ano. 

Com resultados que possibilitam a análise individual de cada aluno, a coordenadora da Coef, Patrícia Tavares, explica que houve um incentivo para que as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) introduzissem a ação pedagógica nas suas turmas de 2º, 5º e 9º anos. Paralelo a esta ação, também haverá aulões dos componentes, nas próprias unidades de ensino, tendo à frente técnicos-docentes da Coef, os quais se somarão ao trabalho já desempenhado pelos docentes da própria escola.

“Com questões de Matemática e Língua Portuguesa, o caderno de atividades é uma ferramenta de verificação que ajuda o professor, a sondagem do coordenador pedagógico da escola e a Semed no sentido do encaminhamento das ações pedagógicas para as unidades escolares. A secretaria, ao observar a necessidade que os alunos ainda apresentam, por meio dos cadernos, aproveitou a oportunidade para lançar, semanalmente, esse caderno de atividades com questões no formato que as avaliações externas elaboram. Então, ainda que tendo como prioridade a verificação das lacunas de aprendizagem dos estudantes de uma forma interna, também será possível familiarizá-los com as avaliações externas, que possuem formatos específicos”, aponta Patrícia.

Os cadernos são compostos por 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e outras 20 de Matemática. Para as turmas do 2º ano, as questões são apenas de língua portuguesa e o banco de questões enviado para as escolas de ensino fundamental contempla as habilidades básicas que os alunos dessas turmas devem possuir. Dessa forma, a partir do contato constante com os cadernos de atividades, os alunos do 2º, 5º e 9º anos, que são submetidos às avaliações externas, já se familiarizam com esse tipo de questão e a forma como elas já são elaboradas.

A diretora da Emef Sabino Ribeiro, Greyce Kelly Souza, explica que a aplicação dos cadernos tem acontecido sempre no início das aulas, porque é um momento em que os estudantes estão mais tranquilos e melhor preparados para a atividade. 

“Na segunda-feira, no turno da manhã, com o 2º e o 5º ano, nós iniciamos às 7h30. No turno da tarde, iniciamos às 13h, com turmas do 9º ano. Nós aproveitamos que as primeiras aulas são de Português e Matemática, em que os professores auxiliam na aplicação e ajudam bastante no incentivo à participação dos alunos. Na terça-feira, retornamos com esse caderno para fazer uma correção com todos, para que eles tenham esse feedback sobre o que acertaram e erraram. Além dessa correção, nós dividimos também as turmas em blocos, para que os professores e estagiários de Matemática, que é a disciplina com uma deficiência maior nos resultados, possam refazer as atividades com os alunos e melhorar o desempenho”, declara. 

Para a diretora, ter um caderno de revisão bem elaborado beneficia alunos e professores. “Até o momento, todos estão elogiando, estão gostando desse formato e isso traz para os alunos um protagonismo, já que eles fazem parte de todo o processo e notam a importância de ter uma rede tão preocupada com eles a ponto de produzir um material à parte para que eles possam executar semanalmente. Com isso, a gente consegue ver um grande avanço na aprendizagem e no objetivo de alcançar as metas das avaliações externas”, analisa.