Órgãos municipais alinham apoio da Prefeitura para realização do Pré-Caju 2023

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2023 18h00

A Prefeitura de Aracaju realizou, na tarde desta quinta-feira, 14, a primeira reunião de alinhamento sobre o apoio logístico do município ao Pré-Caju 2023, tradicional festa pré-carnavalesca de Sergipe, a qual será realizada este ano de 3 a 5 de novembro, na Orla da Atalaia. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e foi conduzido pelo coordenador da comissão que trata do Pré-Caju na Prefeitura e chefe de Gabinete do Prefeito, Valter Lima, com a participação do idealizador do evento e vereador Fabiano Oliveira e de representantes das Secretarias da Saúde, da Assistência Social, da Defesa Social e da Cidadania (Guarda Municipal e Defesa Civil) e da Comunicação Social; da Superintendência de Transportes e Trânsito e das Empresas Municipais de Obras e Urbanização e de Serviços Urbanos.

Valter Lima destacou que o encontro é o primeiro de outros que serão realizados para debater a participação da Prefeitura na realização do Pré-Caju. “A gente continuará trabalhando da mesma forma, dando todo o suporte que a Prefeitura dá, seja com limpeza, com estrutura médica, de saúde, segurança, toda essa parte de fiscalização que a Defesa Civil faz de maneira perfeita e para assegurar que a festa seja um sucesso. Essa foi uma reunião de alinhamento para fazermos um balanço do que foi feito no ano passado e colocar o que será feito neste ano, o que pode ser melhorado, o que pode ser ampliado”, disse.

O chefe de Gabinete ressaltou ainda que o prefeito Edvaldo Nogueira sempre destacou que o Pré-Caju fomenta o turismo e coloca Aracaju no roteiro de festas do país. “Ele sempre estimulou que a festa voltasse. Agora está na Orla da Atalaia, o que agradou todo mundo, não gera mais transtornos, atrai turistas, gera renda e emprego. E é sempre esse o propósito da Prefeitura, que se coloca como uma indutora do evento”, afirmou Valter Lima.

Idealizador do Pré-Caju, o empresário e vereador Fabiano Oliveira lembrou a importância do apoio que a Prefeitura de Aracaju dá para o evento, inclusive para que a festa fosse retomada. “Esse é um evento que movimenta a economia, uma festa realizada por meio de uma parceria público-privada, e que a Prefeitura dá todo o apoio logístico. E vale sempre ressaltar que o Pré-Caju retornou a pedido do prefeito Edvaldo Nogueira. E a festa retornou com mobilidade urbana sendo respeitada, com horário de começo, meio e fim, começando os trios às 14h, finalizando às 23h, bares, restaurantes, hotéis e camarotes funcionando até às 4h da manhã”, explicou. 

O empresário destacou também o trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju para garantir a tranquilidade da festa. “No ano passado tivemos somente 17 ocorrências, com nenhuma fatalidade. Foi muito boa a atuação da Prefeitura de Aracaju com o trânsito, com a limpeza, com a mobilidade urbana, com a Guarda Municipal, Emsurb, enfim. Foi um trabalho exemplar e modelo para todo o Brasil. Edvaldo Nogueira disse que tinha que voltar, como sempre foi realizado, com a participação popular e com os vendedores ambulantes que são cadastrados, que estão ali trabalhando, com os taxistas. É uma festa que movimenta 70 setores da economia. Então esta é a primeira reunião para dar esse start e para que os empresários possam ter tranquilidade para organizar o evento”, disse.

Ações
Durante a reunião, foram discutidas algumas ações e dadas sugestões para a atuação de cada uma das pastas, visando melhorar os serviços ofertados e o atendimento aos foliões. Entraram na mesa de discussão temas importantes, como melhorias na estrutura dos camarotes, localização do posto médico, estruturas de acessibilidade, cadastro de ambulantes, ampliação de linhas de ônibus nos dias da festa, divulgação do evento, entre outras sugestões.

O secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, afirmou que a edição de 2022 do Pré-Caju foi um sucesso, o que aumenta a responsabilidade para manter o mesmo nível de organização e segurança neste ano. Ele também destacou o trabalho integrado para garantir a segurança dos foliões durante a festa.
 
“Ano passado o Pré-Caju teve um fluxo de cerca de 400 mil pessoas durante os três dias de evento, com 17 ocorrências e nenhum tipo fatalidade. Isso denota a segurança da festa, com todo o fechamento metálico, não deixando ninguém entrar com arma branca ou arma de fogo, com policiais militares também na areia da praia com cavalaria, com tecnologia de identificação facial, câmeras, trabalho de patrulhamento da polícia militar, trabalho de revista de entrada. Tudo isso é um trabalho integrado entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado para que possamos entregar à população uma festa segura e organizada”, afirmou o secretário Silvio Prado.

Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a reunião foi fundamental para traçar os planos de organização do evento. “Sugerimos algumas ideias, como a ampliação da área de banheiros químicos, a ressetorização dos ambulantes, a preocupação com temas fundamentais como a acessibilidade. Trouxemos tudo isso à mesa para poder discutir e traçar planos na pasta da Emsurb, daquilo que possa ser melhor para o evento, como também a parte que a Prefeitura contribui, no sentido dos ambulantes, da limpeza, da oferta de banheiros químicos. Tudo isso vai ser reanalisado para que a gente possa fazer uma festa cada vez melhor. O Pré-Caju foi um sucesso na edição anterior, e esperamos que neste ano a gente alcance o sucesso de sempre”, declarou.