Cine Arte: Funcaju exibe filme sobre pintor sergipano na Galeria Álvaro Santos

Cultura
14/09/2023 20h10

Após exibição do curta Tintiliano, o projeto propôs ao público um debate sobre a produção artística na capital

Nesta quinta-feira, 14, a Galeria de Arte Álvaro Santos (Gaas), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu o Cine Arte, projeto que proporciona para a população a exibição de curtas de artistas sergipanos, com mesa redonda sobre a temática central do espaço: a pintura.

Na ocasião, os presentes puderam, além de assistir ao curta-metragem Tintiliano, que conta um pouco sobre o processo criativo do pintor sergipano que dá nome ao título da produção audiovisual, debater sobre a pintura e outras formas de arte na capital.

A coordenadora do Cine Arte, Ana Carolina Oliveira, explica que o principal objetivo do projeto é popularizar a arte sergipana por meio dessas atividades, "para que a população conheça não só as obras de artes, mas também os filmes sergipanos", frisa. "Além disso, discutir o que é essa arte, botar à tona, trazer os olhares das pessoas sobre isso”.

Os que prestigiaram o evento também tiveram contato com os produtores do curta, Isaac Dourado e Marcel Magalhães. Conforme conta Issac, o processo de desenvolvimento do curta foi iniciado em decorrência da amizade que têm com o pintor.

“Tintiliano é um amigo nosso, nós sempre conversamos sobre nossas artes, o cinema e a pintura. Dessa amizade surgiu o interesse de fazer algo sobre isso, essa simbiose. Resolvemos desenvolver essa produção através do curta, com o Tintiliano mostrando o processo de construção da sua pintura, das suas paisagens. Somos muito felizes com o resultado, pois é um filme que tem passado em muitos lugares, tanto nacionalmente quanto internacionalmente”, relata Isaac.

Marcel se mostrou bastante animado pela exibição do filma na Galeria. “Eu fiquei bem feliz quando soube do convite. Tem tudo a ver trazer um filme sobre pintura para uma galeria de arte, onde nunca foi exibido. Ficamos felizes em saber que novas oportunidades estão surgindo", afirma.

A artista urbana Laura Santos participou do Cine Arte. “A arte geral é abrangente, é importante estarmos presentes nesses lugares, em conhecer os nossos artistas. Foi muito lindo acompanhar a exibição e a discussão sobre esse trabalho”, diz.

O projeto Cine Arte seguirá sendo realizado mensalmente, nas quintas-feiras, na Galeria Álvaro Santos, trazendo novos filmes que mesclem as artes produzidas em diferentes telas: a que leva a pintura e a que desenvolve o audiovisual. O próximo encontro ocorre na segunda semana de outubro, com data a ser divulgada.