Orla da Atalaia: manutenção e melhorias garantem atratividade do cartão-postal

Serviços Urbanos
16/09/2023 08h00

Não são apenas as paisagens naturais que fazem da Orla da Atalaia um dos mais belos cartões-postais da capital do menor estado brasileiro. As ações empreendidas diariamente pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), asseguram a limpeza, manutenção e revitalização, cuidados que mantêm a atratividade desse importante ponto turístico da cidade.

Na região da Praia do Havaizinho, por exemplo, está uma das mais recentes e significativas obras de recuperação entregues pela gestão municipal na Orla da Atalaia. Com 220 metros de extensão entre o calçadão e a faixa de areia, a nova passarela ganhou uma roupagem moderna e ambientalmente adequada, o que incluiu pavimentação em concreto, guarda-corpo em madeira de eucalipto e chuveirão. O empreendimento atrai os olhares de visitantes como Rosângela Gomes que, ao lado da família, visita a cidade pela primeira vez e não perdeu tempo para registrar as fotos da viagem em meio ao espaço revitalizado.  

“É a primeira vez em Aracaju. Chegamos na segunda-feira à tarde, já conhecemos o Oceanário e achamos toda aquela região muito linda, assim como as praias. Tudo muito bonito, bem cuidado. Fizemos algumas fotos e posso dizer que estamos amando. O mesmo vale para limpeza do calçadão e das praias, pois já vimos o pessoal tirando as folhas, irrigando os jardins, tudo realmente uma maravilha”, relata a aposentada que é natural de Belo Horizonte/MG.

Outros trechos bastante apreciados por quem chega à Orla são os marcantes Arcos, incluindo o disputado letreiro “Eu Amo Aracaju”, que recentemente recebeu serviços de manutenção, além da Passarela do Caranguejo, que leva o nome do crustáceo considerado iguaria entre os sergipanos. Em outro ponto, os visitantes também encontram os monumentos em homenagem aos Formadores da Nacionalidade, os quais recebem constantes ações da Prefeitura para proporcionar ainda mais destaque ao local que homenageia figuras históricas importantes.

Enquanto visitava as estátuas ao lado de seu esposo, Josete Souza Matos, natural de Queimados, região metropolitana do Rio de Janeiro, não escondia o encantamento em meio ao cenário da orla que passeia pela primeira vez.

“Achei tudo muito limpinho, igual ao restante da cidade. A orla é uma maravilha, muito bonita e bem tranquila. Muito diferente do Rio, que tem uma agitação maior e é mais perigoso também.  Já aqui não, a gente pode caminhar à vontade, aproveitando toda essa paisagem e essa orla belíssima. Limpeza, organização, tudo muito gostoso de presenciar”, comenta Josete.

A transferência do gerenciamento da Orla da Atalaia para a Prefeitura de Aracaju ocorreu em março de 2020. A partir de então, diversas ações essenciais, postas em prática pelo município, vêm ampliando o bem-estar e a satisfação entre os que têm o espaço como destino preferido nos momentos de lazer e contato com a natureza. Além dos anteriores, três importantes exemplos neste quesito são as áreas kids, pet e fitness, que servem de estímulo às atividades ao ar livre.

Em meio ao esforço da gestão municipal, há ainda o trabalho de preservação dos equipamentos dispostos em toda orla, a exemplo dos bancos em alvenaria, que recebem serviços de pintura regulares; intervenções nos módulos de banheiros, abrangendo a substituição de fechaduras, torneiras, pias, vasos sanitários, portas e lâmpadas; manutenção nos parquinhos; correção de falhas na calçada da área da Praça de Eventos, dentre outras melhorias.

"O bom espaço que é assegurado na Orla da Atalaia é fruto de um planejamento que, por sua vez, vem de um trabalho de observação feito em campo, com equipes que buscam identificar as demandas e trazer uma solução sempre o mais breve possível. Hoje, a Orla da Atalaia é referência de quem chega para conhecer a capital, é um das áreas mais frequentadas pelos aracajuanos, sem contar que contribui para fortalecer o setor econômico e turístico do município", reitera o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Natural de Caruaru, Pernambuco, Andrea Melo repete sua visita ao cartão-postal e demonstra ser fã desse lugar, assim como dos inúmeros atrativos oferecidos. Tanto que fez questão de trazer a amiga e prima para também conhecerem o local que é símbolo de paraíso em meio a pequena Aracaju.

“A organização aqui é muito boa! Gostamos que tem uma variedade de coisas que a gente pode fazer, assim como muitos lugares para se divertir e comer. A orla em si, a gente gosta bastante por ser um ambiente muito agradável, limpo, organizado e super tranquilo. Para quem vem com a família, com certeza, é um excelente lugar”, compartilha.

Limpeza assegurada
Paralelamente aos serviços de manutenção e revitalização de equipamentos turísticos e de lazer, a empresa municipal cumpre um cronograma operacional regular que contempla atividades como varrição, coleta de resíduos, irrigação, reposição de grama, podação, além de revitalização com paisagismo ao longo dos 6 km de extensão que formam a Orla da Atalaia. Parte dessas tarefas é executada por meio de agentes fixos, enquanto outras são incorporadas ao cronograma regular da Emsurb.

Os trabalhos miram também o correto descarte de resíduos. Em diversos pontos, incluindo ruas adjacentes, a empresa municipal disponibiliza cerca de 150 papeleiras, as quais são substituídas com regularidade em razão de atos de vandalismo. Em regiões estratégicas, quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são ofertados à população para o depósito de recicláveis.

Somado a tudo isso, as equipes de fiscalização da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa) da Emsurb atuam para evitar ocupações irregulares, bem como supervisionam o bom uso do espaço público por parte dos permissionários alocados nas áreas do calçadão e faixa de areia.