SMTT de Aracaju atua em simulação de sinistro alusiva à Semana Nacional de Trânsito

Transporte e Trânsito
15/09/2023 13h26

Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju atuaram na manhã desta sexta-feira, 15, na simulação de um sinistro de trânsito grave, em um cenário montado no bairro Inácio Barbosa, que contou com uma operação de resgate envolvendo diversos órgãos de Sergipe. A ação marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

Organizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), em parceria com a SMTT de Aracaju, Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE) e demais órgãos de trânsito do estado, a simulação deu início à campanha ‘Eu sou o trânsito: mude de conduta, não vire estatística’, que faz alusão à Semana Nacional de Trânsito. O objetivo da campanha é estimular ações efetivas de cunho educativo e com impacto social. 

A simulação do sinistro de trânsito teve a presença de atores, de um veículo e bicicleta danificados por conta de uma colisão. A atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML), SMTT Aracaju e demais órgãos contribuíram para tornar explicativo o trabalho das equipes nas ocorrências de trânsito e, principalmente, gerar reflexão na sociedade sobre os impactos e prejuízos de um sinistro. 

“Chegando à cena em que ocorre um sinistro de trânsito no perímetro urbano de Aracaju, a SMTT verifica se outras forças já foram acionadas para prestar atendimento às vítimas e faz o isolamento da área para garantir a segurança dos envolvidos e a organização do trânsito. Ou seja, trata-se de uma integração composta por várias frentes que são de suma importância, tanto para os envolvidos na ocorrência, como para a população em geral”, explica o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara. 

Semana Nacional de Trânsito 
Conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito promove a reflexão sobre a forma como os cidadãos se deslocam nas cidades. As ações de conscientização ocorrem durante todo o ano, mas de forma concentrada no mês de setembro, quando os órgãos e entidades intensificam as atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de um trânsito mais seguro para todos.  

O diretor de Trânsito da SMTT ressalta a importância de haver uma mudança de comportamento para reduzir os sinistros e salvaguardar vidas, e conta que a equipe de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT intensificará as ações de conscientização durante a Semana Nacional de Trânsito.

“É comprovado que a maioria dos sinistros poderia ser evitada se houvesse mais respeito às leis e sinalizações de trânsito. A SMTT de Aracaju realiza diariamente ações educativas, justamente para chamar a atenção da população e conscientizar a sociedade de que é preciso uma mudança de comportamento, com práticas mais responsáveis no trânsito para evitar sinistros e salvar vidas. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro”, afirma Thiago Alcântara. 

Em Sergipe, a Companhia de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran), ao pensar na programação local e na intenção de incentivar a mudança de atitude do cidadão no trânsito, mobilizou os órgãos de segurança para o trânsito e a rede de proteção ao indivíduo. 

“O objetivo da simulação e da campanha é promover a reflexão sobre o exercício seguro de ir e vir, nos dispositivos de segurança dos veículos e nos devidos testes para a proteção da integridade física dos usuários. Pensou-se também na engenharia de tráfego para que nossas ruas, rodovias sejam mais seguras, e na sustentabilidade, a exemplo de como seria vivenciar um dia sem carro, logo, sem emissão de dióxido de carbono no meio ambiente. A compensação dessa emissão diária será feita com a plantação de 420 mudas de árvores provenientes do Horto da Companhia de Saneamento de Sergipe [Deso]”, disse o comandante da CPTran, major Cruz.

Carreata de conscientização
Após a simulação do sinistro, os órgãos envolvidos na campanha realizaram uma carreata de conscientização em regiões da Grande Aracaju, na perspectiva de conscientizar motoristas, pedestres e a população em geral sobre os riscos e responsabilidades de cada um no trânsito.