Ações das apoiadoras do ensino fundamental fortalecem relação entre Semed e escolas

Educação
15/09/2023 15h30

Durante todo o ano letivo, as escolas municipais que ofertam do 1° ao 5º ano, na capital sergipana, contam com o acompanhamento de diversos educadores para o fortalecimento da aprendizagem. Entre estes profissionais estão as apoiadoras, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), para intermediar o trabalho entre a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) e as equipes gestoras, fornecendo um suporte de orientação pedagógica necessário para cada unidade escolar.

Este trabalho de acompanhamento através de apoiadoras da Coef foi iniciado em 2022, com o intuito de fortalecer a aprendizagem e a alfabetização entre os alunos da rede. Na função estão seis educadoras que se empenham em auxiliar sete ou oito escolas, cada uma, estando em contato constante com os gestores escolares e realizando visitas semanais ou diárias, a depender da necessidade de cada unidade de ensino. Desde então, a Semed tem obtido resultados satisfatórios, constatados nas avaliações diagnósticas e no andamento da rotina escolar.

Coordenadora da Coef, Patrícia Tavares explica que esta é uma das diversas estratégias que vêm sendo executadas pela Semed com o objetivo de elevar a qualidade e os índices em relação à alfabetização na capital. "Para garantir que todas as crianças da nossa rede estejam devidamente alfabetizadas, a partir do 2º ano do ensino fundamental, a Semed vem exercendo um trabalho coeso e participativo entre Secretaria, equipe gestora das escolas e professores", afirma.

Como uma das educadoras que atuam como apoiadoras da Coef, Roberta Lima conta que está em contato diário com as escolas, através de bastante diálogo, reuniões e visitas às diretoras e coordenadoras. Segundo ela, com esta iniciativa a Secretaria promove um acompanhamento bem próximo a cada unidade de ensino.

“Através destas ações junto às unidades de ensino, nós observamos a agenda da coordenação pedagógica, como está sendo a organização nesta área e o suporte aos professores. Conversamos bastante com os gestores para que não fique nenhuma lacuna ou dúvidas, e analisamos onde, enquanto coordenadoria e apoio, podemos contribuir. Também passamos pelas salas de aula e verificamos como está a frequência dos alunos, o desempenho”, explica Roberta.

Para a coordenadora pedagógica Carla Novaes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no Bairro Industrial, contar com o trabalho das apoiadoras na rotina escolar tem sido fundamental para que escola e Semed tracem, juntas, metas, alcancem objetivos e façam a análise de dados para adoção de medidas eficazes.

“Estamos em contato diariamente. A gente se reúne, faz aquela análise de dados junto com os professores e traçamos novas metas a partir dos resultados, estudando como é que a gente vai alcançar tal objetivo e alinhando nossas ações. É o caso das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saese), nosso foco maior neste momento e nossa expectativa quanto ao resultado é muito boa”, relata a Carla.