Gestão democrática: Prefeitura dá início à banca examinadora dos planos de ação dos professores

Educação
18/09/2023 19h01

Dando continuidade ao processo de formação aos docentes que almejam concorrer a uma vaga nas equipes diretivas das 79 escolas municipais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou, nesta segunda-feira, 18, a etapa de avaliação da banca examinadora das apresentações dos planos de ação elaborados pelos professores participantes.

A eleição, que acontece até o final de 2023, teve 146 planos de ação inscritos, que puderam ser executados de forma individual ou em dupla. De acordo com a gestora da Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged), Maria José Guimarães, para que os docentes pudessem construir os seus planos de ação, foi encaminhado um documento orientador disciplinando toda a estrutura que o projeto deveria seguir. Nele, foi preciso fornecer um conhecimento da realidade da escola em que os candidatos apresentassem o trabalho, com toda uma análise da caracterização, dos objetivos e das metas a serem alcançadas no biênio 2024 e 2025.

“Agora é o momento em que esses mesmos candidatos vem apresentar esse plano para uma banca examinadora. As bancas são formadas por três membros indicados pelo secretário municipal da Educação, sendo sempre dois membros internos da secretaria e um terceiro membro externo, que hoje representa o Governo do Estado. Os planos puderam ser elaborados por dupla ou individualmente, tendo vinte minutos para apresentar. Então, essa apresentação oral é um esboço do conteúdo que eles querem colocar em prática e, assim, se prossiga para a segunda etapa, que é a eleição direta por meio do voto da comunidade escolar. Nesta fase de certificação, o documento do plano oral tem um valor 60% e a apresentação de 40%, para formar os 100% do qual cada candidato federado deverá ter o alcance de 70% de aproveitamento e possa, enfim, estar apto para a eleição diretiva”, explica. 

Sendo uma das representantes da banca examinadora, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoal (DGP), Daisy Cardoso, afirma que o papel deles é fazer valer o processo de formação dos gestores avaliando especificamente os planos de ação em gestão escolar, que devem ter a apresentação oral em coerência com o plano escrito.  

“Essas equipes passaram pelo treinamento com todas as partes teóricas, depois eles escreveram uma documentação, que é o plano de ação em gestão escolar. Com isso, foram submetidos a uma banca avaliadora e, durante esta semana, eles vão apresentar oralmente aquilo que eles produziram enquanto material de planejamento para os próximos dois anos que eles almejam gerenciar as unidades escolares. Hoje é um dia que tem corrido com muita tranquilidade, os gestores estão muito empenhados, todos eles vieram com os seus trabalhos bem organizados e estão se apresentando com primor. Tivemos boas apresentações, bem coerentes e a gente tem visto que o que eles estão apresentando é, de fato, o que eles escreveram em seus documentos”, aponta. 

Presente para a avaliação da banca, o professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida, Tiago Silva Soares, descreve o processo como complexo, mas muito importante para o cargo a ser exercido. “Eu acho importante que tenha o processo de capacitação e qualificação, porque a direção é algo de muita responsabilidade. Eu estou confiante e acredito que eu e a minha dupla fizemos um trabalho bem feito, já que demandou tempo e pesquisa. Creio que estamos trazendo as informações reais do que a gente colheu e as demandas da própria escola, da nossa cidade e da transformação que a gente viu nesse percurso”, afirma. 

Monique Silva, professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Antônio Valença Rollemberg, explica que já vem trabalhando como coordenadora pedagógica e sente que precisa encerrar o ciclo na equipe diretiva junto a sua dupla. "Queremos uma gestão participativa. A banca examinadora foi bem tranquila, eles nos deixaram à vontade, foram super acolhedores, conversaram com a gente e nós só tivemos que falar exatamente sobre o que vivenciamos diariamente. Esse processo é muito importante porque é só uma amostra do que você vai fazer ao gerir uma escola, portanto, é imprescindível você passar essa confiança para o outro”, analisa a professora.