Especial Semana do Teatro: programação é iniciada com espetáculo no 17 de Março

Cultura
19/09/2023 12h02

O Especial Semana do Teatro, uma programação realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em alusão ao Dia do Teatro, foi iniciada na manhã desta terça-feira, 19, com a exibição do espetáculo “Passatempo” no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do 17 de Março, para uma plateia de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Juscelino Kubitscheck e Laonte Gama.

A peça teatral, com texto de Carlos Cauê e direção de Sandro Américo, encenada pelos atores Ivo Adnil e Cícero Vieira, conta a história de um velho senhor e seu criado, compartilhando momentos de nostalgia e a paixão pelo teatro.

“Nós estreamos esse espetáculo recentemente, em maio deste ano, em um processo longo de preparação. É uma imersão no nosso fazer teatral. Quando Cauê traz esse texto para a gente, ele está dizendo que precisamos falar sobre nós, os atores. Agradecemos à Funcaju por estar mais uma vez está oportunizando o teatro para as comunidades, do olhar da gestão para que mais lugares vivenciem essa relação entre o artista e o seu público”, explica Adnil.

As crianças presentes ficaram atentas e maravilhadas, principalmente as que assistiram pela primeira vez a um espetáculo de teatro. De acordo com a pedagoga e professora da turma do 3º ano da Emef Laonte Gama, Ana Elisabete Santos, a experiência para os alunos é uma forma de adquirir novos conhecimentos. “Foi muito bom ver como eles estavam interessados na apresentação. Participar dessas atividades culturais é essencial para eles vivenciarem a arte e suas linguagens variadas, que tracem tanto conhecimento”, comenta.

Para o ator Cícero Vieira, apresentar um espetáculo no Dia Nacional do Teatro, neste dia 19, é emocionante. “Eu fico muito grato em poder entrar no palco, interagir com o público e interpretar uma história, em viver um personagem ou vários. Nesta peça, em especial, contamos a história de uma vida que se assemelha muito a vida real e é gratificante isso. Foi especial também apresentar para as crianças e saber que elas estavam interessadas, que entenderam a peça”.

O Especial Semana do Teatro conta com mais dois dias de programação. Nesta quarta-feira, 20, às 14h, a Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, receberá a Turma de Teatro Infanto Juvenil da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, para apresentar ao público geral a peça Saltimbancos. No dia 22, o Curta Sexta contará com a segunda apresentação de “Passatempo” e a exibição de curtas sergipanos sobre espetáculos teatrais, na Rua do Turista, no Centro, a partir das 17h.