Meliponário do Horto Municipal auxilia no aprendizado de alunos da rede municipal

Meio Ambiente
19/09/2023 16h38

A Prefeitura de Aracaju mantém o compromisso com a educação ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes das escolas da capital. Através disso, uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) utiliza o Meliponário do Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, como uma valiosa ferramenta de ensino. Nesta terça-feira, 19, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac visitaram o local.

A turma composta por aproximadamente 16 alunos conheceu sete espécies de abelhas abrigadas no Meliponário. Eles tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância delas na preservação do meio ambiente urbano. Lorrany Gabriely dos Santos Nascimento, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, ficou encantada com o que viu.  “Eu gostei muito do local e da fada Lili. É muito lindo o espaço, aprendi que as abelhas pegam um pozinho na flor e transformam em mel. Aprendi também que não devemos ter medo delas porque elas são nossas amigas", contou.

O analista ambiental da Sema, Luciano de Goes, acompanhou a visita das crianças. Coube a ele explicar sobre os tipos de espécies nativas de abelhas. "Destaquei a presença de espécies presentes em nosso Meliponário, a exemplo da Uruçu, Mandaçaia, Mandaguari e Jataí. A turminha também conheceu os tipos de abelhas de colmeias existentes no Meliponário, como a abelha rainha, as operárias e os zangões. Aqui, as crianças aprendem como as plantas, muitas vezes, dependem da polinização das abelhas para se reproduzirem. Elas percebem que as abelhas, além de produzirem mel para o consumo humano, desempenham um papel vital na natureza, facilitando a reprodução das plantas", explicou. 

A cada ensinamento sobre as abelhas existentes no Meliponário, a satisfação da diretora da Emef, Maria Socorro Soares. Ela fez questão de acompanhar a turma nesse passeio divertido e proveitoso e saiu satisfeita com o aprendizado.  "Essa vinda hoje aqui foi maravilhosa. As crianças viram de perto as abelhas e a abordagem lúdica do grupo de teatro da Sema complementou o aprendizado de sala de aula. A impressão que temos deste espaço preservado e cuidado é de uma ação planejada e eficiente. Estamos ansiosos com mais oportunidades como essa”, frisou a diretora.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Alves, destacou a relevância das visitas. “É crucial entender a contribuição que essas abelhas proporcionam para nossa alimentação e qualidade de vida. Portanto, essa contribuição faz uma grande diferença no dia a dia das crianças. Elas vão gradualmente incorporando esse trabalho de forma contínua. Essas visitas guiadas são importantes e o nosso grupo de teatro ensina de forma mais simples sobre o assunto abordado, pontuou.