A Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realiza o Programa Saúde na Escola (PSE), que leva às instituições de ensino ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Nesta quinta-feira, 21, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), o PSE realizou avaliação antropométrica de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nunes Mendonça, no bairro Coroa do Meio, em parceria com .
O programa tem ações que contemplam saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular e prevenção à covid-19.
“O planejamento das ações nas escolas considera o contexto escolar e social do diagnóstico local em saúde. Por exemplo, nas escolas de Educação Infantil nosso foco de trabalho são as questões da avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal, avaliação antropométrica, com peso, altura e também na questão da alimentação saudável, para que possamos melhorar o estilo de vida da criança. Nosso município realizou adesão ao ciclo 2023/2024, praticando ações em 71 escolas, sendo 56 municipais, 14 estaduais e uma Instituição filantrópica”, explica a referência técnica do PSE, Aline Guimarães.
Reconhecimento
A preceptora do curso de Nutrição da Unit, Surya Escobar, que participou da ação juntamente com acadêmicos, reconhece que é de suma importância essa parceria com o município, pois, além de desenvolver atividades de incentivo a uma alimentação saudável, também há a preocupação de verificar como as crianças estão em relação à saúde geral.
"Trouxemos os alunos de nutrição para que eles pudessem vivenciar essas experiências, fazendo a avaliação e classificação antropométrica [do peso x altura] dos alunos, destacando a importância da alimentação saudável. O PSE é um programa desenvolvido de forma intersetorial, que não tem somente o foco de diagnosticar alguma alteração na saúde do aluno, mas também de educar para prevenir doenças ou futuros problemas, é uma junção de conhecimento e de troca de sabres dos alunos em sala de aula e a prática", relatou Surya.
Conhecimento que o universitário Raúl Ismerim vai levar para sua vida profissional. "Ações como esta beneficiam as crianças atendidas, que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição e também a nossa prática como futuros profissionais”, reconheceu o estudante.
A diretora da escola, Flavia Costa, afirmou que a importância desta iniciativa é a aplicação das políticas públicas de forma integrativa. “A escola acompanha as diversas fases do desenvolvimento da criança, desde a primeira infância, que é a etapa em que começa a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida. Nossas crianças foram atendidas e se tiverem sobrepeso, por exemplo, ou estiver com magreza, ela será encaminhada para uma Unidade para que possa ser feito o acompanhamento de saúde”, enfatiza.