Prefeitura realiza gincana ambiental para estimular estudantes a manter praias e rios limpos

Meio Ambiente
22/09/2023 16h05

Sensibilizar os estudantes sobre a importância da reciclagem e preservação ambiental das praias e rios. Esse foi o objetivo da Prefeitura de Aracaju ao realizar a “Gincana Ambiental Praia Limpa”, na Orla da Atalaia, nesta sexta-feira, 22. Cerca de 70 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Olga Benário participaram da ação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vitor Gabriel Rodrigues Araújo Santos, aluno do 7º ano, brincou e aprendeu com o projeto que considerou extremamente interessante. “Infelizmente, algumas pessoas acabam jogando lixo nos locais errados, sem pensar no impacto negativo que isso pode causar. Por esse motivo, vejo essa iniciativa como algo maravilhoso. A gente deve evitar ao máximo a prática de jogar lixo em locais como praias, rios, ruas e qualquer lugar que não seja apropriado”, ressaltou.

Quem também se divertiu foi a aluna do 7º ano, Mariana Vieira dos Santos. Ela disse que adorou a gincana. "Foi muito legal porque quando a gente participa desse tipo de atividade, a gente também colabora para a preservação do meio ambiente. É uma forma de torná-lo ainda mais saudável e também porque a sociedade passa a entender mais sobre a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente”, disse.

Além de fazer questão de acompanhar a turma, a professora de Geografia Aline Onório, das turmas dos 6° e 7° anos, afirmou estar satisfeita com o ensinamento passado pela equipe de Educação Ambiental da Sema. “Percebo que qualquer iniciativa que busque sensibilizar os alunos para a importância do cuidado com o meio ambiente e a preservação dos mares e recursos hídricos é de extrema relevância. Todas essas abordagens contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes. Nossos alunos, em média com idades entre 12 e 15 anos, estão na fase em que estudam esses conteúdos”, pontuou.

Medalhas
Várias atividades foram realizadas para estimular a garotada. No fim da gincana, a turma recebeu medalha de participação. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Alves, a gincana estava focada em transmitir a importância da manutenção de praias e rios. “Diante das atividades que estamos desenvolvendo aqui, abordamos questões específicas, como por exemplo, onde devem ser descartados os  resíduos sólidos. Ou seja, as atividades da gincana são orientadas de acordo com os problemas ambientais, enfatizando a necessidade de manter as praias e rios limpos. Dessa forma, teremos espaços para recreação e lazer”, explicou. 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, essa abordagem diferente e lúdica reforça a importância do respeito às praias, rios, manguezais e restingas. "Esse investimento na conscientização ambiental desde cedo é fundamental para construir um futuro sustentável e responsável para a capital sergipana. Queremos que a limpeza e a conservação sejam valores fundamentais na educação ambiental das nossas escolas, fortalecendo ainda mais a parceria entre a Secretaria da Educação e a do Meio Ambiente. Só assim é possível tornar Aracaju uma cidade ainda mais sustentável", frisou o gestor.