Prefeitura investe na conservação de áreas verdes com serviços contínuos de irrigação

Serviços Urbanos
28/09/2023 16h05

Na praça onde está localizada a Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, no Bugio, um caminhão-pipa parado e o cheiro de terra molhada ganham rapidamente os olhos e a atenção da comerciante Lucimar Felipe da Silva. Ela, que reside há mais de 40 anos na região, diz conhecer como ninguém a rotina do bairro, principalmente quando se trata dos serviços de higienização e conservação das áreas verdes, desempenhados constantemente pela Prefeitura de Aracaju.  

“É um trabalho realmente muito bom e de extrema importância, que contribui pra deixar nossa praça mais linda. Eu sempre estou aqui, ao lado da minha irmã, e a gente realmente acompanha esta ação acontecer com frequência, da mesma forma que a limpeza, varrição, capinação e a coleta de lixo que é sempre certinha, três vezes por semana”, conta Lucimar, enquanto aponta para a rua onde mora, bem ao lado da praça. 

A tarefa enaltecida por Lucimar é parte integrante do planejamento posto em prática pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para promover mais beleza e higienização a espaços como praças, parques, orlas e canteiros. Com inserção diária no cronograma operacional, a atividade auxilia na absorção de folhas e terra, permitindo o desenvolvimento de plantas ornamentais e de flores no período de ausência de chuvas. 

Além de proporcionar um maior cuidado aos ambientes verdes de Aracaju, a irrigação recebe também outra importante função: complementar os trabalhos de limpeza urbana sendo um mecanismo de higienização dos espaços de uso coletivo, sobretudo onde há uma maior circulação de pessoas.
 
Nesta lista, estão locais como as áreas internas e externas dos mercados centrais e setoriais; os terminais de integração do Mercado, D.I.A., Atalaia e Leonel Brizola; Terminal Rodoviário Luiz Garcia; Hospital Nestor Piva; Calçadão da 13 de Julho, bem como outras regiões, incluindo alguns prédios públicos. 

“É válido frisar que esta higienização também é feita em grandes eventos ocorridos na capital, como o Forró Caju, Projeto Verão e o Revéillon, efetuando a lavagem de banheiros químicos e complementando a limpeza que é feita em toda a área de circulação do público”, explica o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Aragão.  

Operacionalização
Estruturadas a partir do trabalho da Diretoria Operacional (Dirop) da Emsurb, as atividades de irrigação contam com um efetivo de 14 profissionais envolvidos e um total de 12 caminhões-pipas, distribuídos entre os turnos do dia e da noite e com capacidade que varia entre 8, 15 e 20 mil litros de água. Já o abastecimento é feito em duas principais bases, instaladas no Manoel Preto, no Bairro Industrial, e na sede da Dirop, no Siqueira Campos.

O coordenador de Irrigação da Emsurb, Cláudio Roberto Carvalho, explica que a definição do cronograma leva em conta um monitoramento feito em campo e que algumas áreas da capital recebem uma atenção diária. 

"Esse é o caso, por exemplo, da região que circunda o centro comercial e dos mercados, onde há um grande volume de pessoas transitando durante o dia e a noite. O serviço também é levado até os grandes corredores da capital durante os turnos da noite e madrugada, onde aproveitamos o fluxo menor de carros para, assim, evitar qualquer tipo de transtorno ao trânsito", pontua o coordenador.

Mas a otimização do serviço não está somente nos horários pré-definidos e localidades atendidas. Alinhado ao cronograma, técnicos da Emsurb avaliam também as condições climáticas e redesenham o calendário de ações mediante as demandas sazonais.

"Nos meses de maio a agosto, há uma diminuição na quantidade de caminhões, em virtude do período chuvoso, deixando a natureza se encarregar de irrigar as áreas verdes da capital. O contrário também é feito e a diretoria antecipa o serviço caso identificada a necessidade, a exemplo desse período de primavera, em que a estiagem e as temperaturas mais altas são frequentes", reitera o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes. 

Solicitação
Mesmo trabalhando com um cronograma diário que contempla todas as regiões de Aracaju, o serviço de irrigação também pode ser solicitado pela população de diversas formas. 

A primeira delas é por meio do registro de um ofício no setor de Protocolo, localizado na portaria do Parque da Sementeira. Além deste, há também a opção por meio da plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, ou através da Ouvidoria da Emsurb, no telefone (79) 3021-9908.