Aracaju Previdência apresenta dados atuariais a segurados durante audiência pública

Previdência
28/09/2023 17h36

Apresentar os dados relativos ao Instituto de Previdência do Município de Aracaju (Aracaju Previdência) com transparência e esclarecer dúvidas dos beneficiários. Foi com essa finalidade que o Aracaju Previdência promoveu, nesta quinta-feira, 28, a primeira audiência pública de Gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O evento, aberto ao público, foi realizado no auditório do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda e contou com a presença de servidores ativos, inativos e segurados do Aracaju Previdência.

A audiência apresentou dados sobre o desempenho do Instituto no último ano, abrangendo informações sobre finanças, além do retorno dos investimentos e a situação atuarial do RPPS. Além de ser mais uma ferramenta de transparência da gestão, o encontro buscou estimular a participação dos segurados com o desenvolvimento das atividades do Aracaju Previdência.  

Presidente do instituto, Avilete Ramalho detalhou aspectos do plano de custeio e da gestão previdenciária, e também apresentou dados atualizados sobre o perfil dos segurados e a composição do fundo previdenciário. Ela destacou a importância de tratar essas informações com total transparência e de incentivar o envolvimento do servidor com as questões relacionadas à vida funcional e à previdência.

"Essa audiência pública soma às ações voltadas para a transparência que já temos, através do site e das redes sociais da Prefeitura e do Portal da Transparência. Nosso principal objetivo é levar aos servidores, segurados em geral e para a sociedade civil todas as informações da gestão, além de compartilhar com eles tudo aquilo que está sendo produzido de melhor para a perenidade do Instituto de Previdência de Aracaju", afirmou.

Servidora ainda em atividade na Guarda Municipal de Aracaju, a subinspetora 2ª classe Sabrina Smith já pensa no futuro e aproveitou a audiência para entender melhor o funcionamento do fundo previdenciário.

"Ter conhecimento sobre o que acontece é fundamental para sabermos como será o futuro da nossa aposentadoria. Então, para mim, foi de extrema importância participar e tirar dúvidas. Foram esclarecidas várias questões a respeito de como os recursos estão sendo aplicados, isso dá um pouco mais de alívio para nós servidores. Eu tenho quase 19 anos como servidora pública e já tenho que estar pensando nisso, porque o tempo passa muito rápido e a gente tem pensar em um futuro mais tranquilo", analisou Sabrina.  

Durante a audiência, também foram apresentados o Relatório de Governança Corporativa 2022 e primeiro semestre de 2023, Resultados da Política de Investimentos 2023 e a Avaliação Atuarial 2023. A audiência teve transmissão ao vivo através do canal da Prefeitura no YouTube, para ampliar a possibilidade de participação social.

Sindicatos

O presidente do Sepuma, Nivaldo Fernando dos Santos, acompanhou a explanação dos dados relativos à previdência e elogiou a iniciativa da gestão. "Quero parabenizar a Diretoria Executiva do Aracaju Previdência pela iniciativa. Acredito que essa é a primeira vez que nós temos uma audiência pública, abrindo espaço não somente para as entidades sindicais, mas para o servidor e para a população em geral, sem entrelinhas, trazendo esclarecimentos de como foi feita a formatação do estudo atuarial. A gente espera que, em um segundo momento, possa elastecer ainda mais essa relação, fazendo com que o servidor fique tranquilo para a sua vida futura. Que os recursos continuem sendo bem geridos, que o atendimento ao servidor continue melhorando cada vez mais para que a gente possa edificar essa relação", elogiou Nivaldo.

O presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Darcelino, reforçou a importância de envolver os servidores em debates a respeito da Previdência. "Iniciativa como esta é fundamental, porque a gente precisa conversar muito sobre a nossa previdência, porque é um conteúdo bastante denso e não é de fácil entendimento. A gente precisa de mais momentos como este, assim como precisamos divulgar mais, além de convencer os nossos colegas ativos e aposentados, que se façam presentes para a gente cuidar da nossa previdência. Nós estamos tratando do nosso futuro e precisamos cuidar dele", destacou o presidente.

A realização da audiência também foi elogiada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do Município de Aracaju (Sacema), Carlos Augusto Conceição. "Foi uma audiência muito boa e proveitosa. Com a apresentação nós já conseguimos sanar algumas dúvidas, principalmente para nós, que somos sindicalistas e estamos em processo de negociação salarial. Então, nós iremos agora nos debruçar nos documentos que foram apresentados para aprimorar ainda mais as informações que aqui foram passadas. A audiência foi uma ação brilhante do Aracaju Previdência", enalteceu Carlos Augusto.