Prefeitura de Aracaju oferece oficinas do Panorama Setorial da Cultura Brasileira

Cultura
02/10/2023 12h41

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), realiza entre os dias 5 e 7 de outubro, três oficinas do Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB). Elas foram resultantes de uma pesquisa empreendida pelo MinC para analisar e mapear a cadeia produtiva de cultura em todo o território nacional. As oficinas serão realizadas no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, Centro, ministradas pela jornalista Gisele Jordão, pelo professor Cao Quintas, e pela publicitária e historiadora Roberta Iahn. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do credenciamento online.

A primeira oficina será ofertada das 19h às 22h, desta quinta-feira, 5, por Gisele Jordão, com a temática "A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB”. Na sexta-feira, 6, também das 19h às 22h, Cao Quintas  traz a “Oficina de Produção”. O último dia de oficina terá início na manhã do sábado, 7, das 9h  às 12h, com a oficina “Captação de recursos e viabilização de projetos culturais”, ministrada por Roberta Iahn. O evento será finalizado por Gisele Jordão na tarde de sábado com a oficina “Distribuição e Divulgação de Atividades Culturais”, com horário das 14h às 16h.

De acordo com o presidente da Funcaju,  Luciano Correia, as oficinas trarão grandes benefícios aos trabalhadores da cultura sergipana. "Essa oficina é uma das maiores contribuições que uma instituição pública promove às cadeias realizadoras da cultura, na medida em que promove a formação em um nível de excelência e com o padrão do Ministério da Cultura, de forma gratuita. Vêm justamente num momento em que o setor cultural adquire um protagonismo fundamental, através de editais e novas leis de fomento. Estou certo que os trabalhadores da cultura em Sergipe farão bom uso dessa oportunidade rara", afirmou.

O Panorama Setorial da Cultura Brasileira levanta, cruza e analisa dados, aponta caminhos possíveis, interliga informações e une pontos fundamentais para a compreensão da produção cultural no Brasil e a instrumentalização de seus agentes. Com a sua primeira edição lançada em 2012, o trabalho foi elaborado como um projeto de pesquisa de mercado, com recorte na economia da cultura. O PSCB vem empreendendo uma pesquisa criteriosa com os principais atores dessa cadeia, como produtores e gestores culturais, financiadores e apoiadores da cultura de todo o Brasil, com a proposta de facilitar as atividades desses profissionais a partir do fornecimento de informações sobre o mercado, além de colaborar para o entendimento sobre o processo de produção da cultura no país.

Segundo Gisele Jordão, "O Panorama Setorial da Cultura Brasileira é um estudo nacional que tem a intenção de ser contínuo, para o fornecimento de informações estratégicas e gratuitas para a qualificação do planejamento no setor cultural. As oficinas são modeladas a partir dos resultados de pesquisa, para o compartilhamento dos aprendizados e reflexão do setor”, declarou.

Confira a programação das oficinas e suas respectivas propostas:
 
05/10 (quinta-feira): Oficina 1 - das 19h às 23h
A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB - com Gisele Jordão.
Apresenta os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais, seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais. Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19.


06/10 (sexta-feira): Oficina 2 - das 19h às 22h
Oficina de Produção - com Cao Quintas
Procura favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a editais públicos e privados.


07/10 (sábado): Oficina 3 - das 9h ao 12h
Distribuição e divulgação de atividades culturais - com Roberta Iahn
Planejar e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes com seus públicos.


07/10 (sábado): Oficina 4 das 14h às 16h
Captação de recursos e viabilização de projetos culturais - com Gisele Jordão
Conhecer as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura.