Prefeitura de Aracaju inicia cadastramento de ambulantes para o Pré-caju 2023

Serviços Urbanos
09/10/2023 18h19

Nesta segunda-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início ao processo de cadastramento para os ambulantes que têm interesse em comercializar produtos durante a realização do Pré-Caju 2023, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro e conta com o apoio da Prefeitura. Neste primeiro dia de cadastramento, que está sendo realizado na sede da Emsurb, localizada no Parque da Sementeira, os comerciantes buscaram a unidade logo pela manhã a fim de garantir sua inscrição no sorteio em busca de uma vaga entre as mil disponíveis.

Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, o órgão municipal, assim como a própria Prefeitura de forma geral, mantém o apoio a iniciativas que oferecem a movimentação da economia local e que garantem aos vendedores o fomento de sua renda, juntamente com a fiscalização da Emsurb durante o evento na Orla da Atalaia. “Previamente estabelecemos um cronograma com as possíveis datas, também organizamos os pedidos relacionados à estrutura para a realização do sorteio. O objetivo é sempre garantir uma festa organizada e segura para que os comerciantes possam vender seus produtos”, pontuou.

Dona Josefa Renilda Santos de Oliveira acordou cedo e foi a primeira a chegar na sede da Emsurb para garantir sua inscrição. Essa não seria a primeira vez que ela comercializa no Pré-Caju, por isso reconhece que a fonte de renda durante o evento é bem-vinda. “Mesmo aposentada não parei de fazer alguns trabalhos. Comercializar neste evento é algo que faço porque gosto e isso faz parte da minha vida, além da oportunidade de criar minhas cinco filhas de forma digna, pagar as minhas contas e ajudar meus familiares,” disse a ambulante que trabalha com a venda há mais de 20 anos.

Neste 1º dia de cadastramento, mais de 429 pessoas se inscreveram na expectativa de conquistar uma das mil vagas oferecidas na prévia carnavalesca deste ano, todos de olho na chance de participar do sorteio eletrônico que acontece na próxima segunda-feira, 16, a partir das 9h, na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa).

Além disso, para quem ainda não efetuou o cadastro, o prazo das inscrições vai até a próxima quarta-feira, 11. Para se inscrever é preciso ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência em nome do candidato, além do certificado atualizado do Curso de Manipulação de Alimentos, emitido por instituições oficiais, caso a vaga seja para o setor de vendas de alimentos. Já nas categorias de Towner e Food-truck, o candidato deverá estar munido também do documento do veículo.

Estão disponíveis para esta edição os segmentos com as respectivas vagas: Alimentos e Bebidas (115); Adereços e Guloseimas (304); Drinks/Capeta e Bebidas (90); Bebidas em Isopor (465); Food truck (11) e Towner (15). A ação reflete o empenho da Prefeitura de Aracaju por meio da Emsurb em estabelecer uma relação fluida e de oportunidade com a comunidade de ambulantes da capital.

Expectativa
Dentre os comerciantes que já experimentaram os benefícios de comercializar no Pré-caju 2023 está a autônoma Tatiane dos Santos de Oliveira. Na festa do ano passado, o lucro com o evento foi suficiente para que ela pudesse reformar a casa onde mora. “Me inscrevi no setor de Isopor e pretendo comercializar cerveja, refrigerante e água. Tenho fé que dessa vez não será diferente, serei sorteada e assim poderei aproveitar os lucros para pagar umas contas em aberto e dar entrada em uma geladeira,” declarou a moradora do bairro Lamarão.

Quem também não quer ficar fora deste evento é a candidata Sônia Monteiro Souza. Responsável pelo preparo dos seus espetinhos há 30 anos, ela relata que são muitos os benefícios de vender em festas e está esperançosa em conquistar sua vaga. “Uma festa na Orla da Atalaia atrai turistas e vários aracajuanos, graças ao ambiente arejado, amplo, bonito, com muita gente bonita, por isso, não tenho dúvidas que vai ser um sucesso de vendas. Estou animada com a possibilidade de ser contemplada com uma das vagas”.

O cadastramento segue até a próxima quarta-feira, 11, e o sorteio será na segunda-feira, dia 16. Quando todas as etapas forem concluídas, será feita a entrega das credenciais. “A entrega dos crachás ocorrerá nos dias 25, 26, 27 e 30 de outubro na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimentos, localizado na localizada Parque da Sementeira, das  08h às 12h e das 14h às 17h. Para a retirada do crachá é preciso apresentação do documento oficial com foto, pessoalmente ao sorteado. Com a credencial em mãos, nos dias 02 e 03 de novembro, das 08h até às 17h, já poderão realizar a montagem da estrutura”, afirmou o Diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.