Para crescimento saudável da criança, Prefeitura oferece serviços de saúde desde a gestação

Saúde
12/10/2023 07h00

O desenvolvimento e crescimento saudável das crianças dependem de uma série de fatores sociais e cuidados em saúde iniciados ainda na gestação, com o acompanhamento de pré-natal, seguida de vacinação regular, quando a criança nasce, alimentação adequada e muitas brincadeiras até os 12 anos. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca como garantir o acesso à saúde da criança para a condução de uma infância feliz.

Primordialmente, para que toda criança tenha a saúde e o equilíbrio físico-emocional preservados, é dever de todos promoverem ações para o seu bem estar, explica a pediatra do Programa Materno-infantil/Saúde da Criança, Soraya Almeida.

 “A criança tem direito à saúde e deve ser atendida quer seja no serviço público ou privado. Ela tem direito a vacinação, a escolaridade, a participar de atividades lúdicas e de uma assistência integral. Além disso, para uma infância saudável e feliz, é ideal que toda criança tenha em casa um suporte familiar adequado e afetuoso”, conta.

A pediatra explica ainda que a manutenção do cuidado com a criança deve respeitar algumas orientações, como a de manter uma frequência de visitas ao profissional responsáveis pela saúde delas. Segundo Soraya Almeida, no primeiro ano de vida a criança deve ser avaliada pelo pediatra todos os meses, que é o chamado puericultura.

Nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o serviço de puericultura é realizado através do pediatra ou pelo médico do Programa Saúde da Família e enfermeiro. Nessas consultas, a criança será examinada, medida e pesada. Já a mãe, pai ou responsável será orientado quanto à alimentação e vacinação, ou seja, no local é oferecido todo o suporte necessário para que essa família seja capaz de cuidar bem da criança.

Para o atendimento de puericultura, existem duas formas de marcação de consultas nas USFs: presencialmente, na recepção das unidades; e por meio do contato 0800 729 3534, opção 5, para crianças a partir de 2 anos até os 14 anos incompletos; e opção 6, referente à faixa etária de 0 a 2 anos. Os atendimentos agendados são encaminhados para o clínico geral, que, mediante avaliação, encaminhará o paciente para o pediatra.

Puericultura
A puericultura é um acompanhamento integral muito importante que observa o crescimento, desenvolvimento físico e motor, linguagem, afetividade, parte cognitiva da criança. Com isso, é possível identificar distúrbios precocemente, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis para elas.

A partir do primeiro ano de vida a criança passa a ser avaliada duas vezes por ano, uma no primeiro e segundo semestre. A medida que vai crescendo poderá passar pelo pediatra uma vez por ano, sendo o ideal duas vezes. Diante de alguma doença ou necessidade de assistência médica, dependendo da situação, ela deve ser avaliada em hospital, clínica médica ou na USF mais próxima.