Emef Ágape atribui sucesso pedagógico ao compromisso e disciplina da comunidade escolar

Educação
23/10/2023 16h00

O forte senso de compromisso com o aprendizado do aluno e o apoio mútuo entre todos que fazem a comunidade escolar têm sido grandes propulsores de conquistas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape, do bairro Siqueira Campos. A unidade de ensino vem se destacando em relação a resultados da aprendizagem: além de ter obtido 6,2 no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atingindo a maior nota da rede desde 2011, foi uma das vencedoras do Prêmio Escola Destaque 2023, promovido pelo Governo do Estado.

Atualmente, a Emef conta com 15 professores e 245 alunos, divididos em 12 turmas. Como diretora da escola, Deisevânia dos Santos afirma que a comunidade escolar tem buscado trabalhar engajada, com soma de esforços e auxílio mútuo para que a unidade de ensino seja o mais funcional possível e possa reverberar no principal objetivo de todos que estão inseridos na comunidade escolar: um aprendizado de qualidade. 

"O principal fator que contribui para esses resultados é a dedicação das pessoas que trabalham aqui, especialmente dos professores, e o compromisso com o acompanhamento das crianças, o carinho com que tratamos os alunos e o acolhimento a todos. Os docentes têm uma conversa muito articulada com a nossa equipe gestora. Há um entrosamento. Sempre falamos que ninguém pode sofrer só. Tudo que acontece em sala de aula, quando precisam da nossa ajuda, chegamos junto", expressa a diretora.  

Trabalho pedagógico
Com o planejamento pedagógico realizado duas vezes durante o ano letivo, reuniões pedagógicas realizadas periodicamente, visando avaliar e reavaliar suas ações, e a elaboração de uma agenda semestral de avaliações e projetos, a escola se esforça para que o atendimento ao aluno seja o mais individualizado possível. Neste sentido, são produzidos mapas indicando o desempenho de cada turma e de cada aluno, permitindo à equipe, ao se guiar por esta ferramenta, a discussão de estratégias que devem ser utilizadas para suprir as deficiências ou desafios diagnosticados.

A coordenadora pedagógica da Emef, Rita Luzia Sulz, explica que tanto o planejamento quanto a execução dos acompanhamentos individualizados e coletivos levam em conta áreas de aprendizagem e necessidades dos alunos, a exemplo de leitura e interpretação de textos, tipologia textual, escrita, contas, solução de problemas, figuras geométricas, entre outras. Ela ressalta, ainda, que as avaliações da unidade de ensino não têm caráter punitivo, mas sim o de detectar, para superar, as dificuldades apresentadas em determinados conteúdos.

"Para o sucesso e boa condução deste planejamento contamos com as professoras de sala de aula, auxiliares de alfabetização e toda a equipe que se reveza e ajuda no desenvolvimento do trabalho de acordo com as orientações decididas em reuniões e postas em prática no cotidiano. Temos focado bastante no desenvolvimento do raciocínio das crianças e a equipe, como um todo, tem se dedicado à melhoria da qualidade do ensino", evidencia a coordenadora.

Mais uma vez, a equipe gestora ressalta o quanto o trabalho de cada membro da comunidade escolar tem sido significativo para o sucesso no desempenho escolar. "Procuramos manter uma unidade, desde o porteiro até a direção. Todos devemos estar voltados para o acolhimento, ao acompanhamento e à avaliação da qualidade do trabalho que realizamos, inclusive, com os resultados das crianças  com deficiência que são aproximadamente 10% do nosso público. Avaliamos, desenvolvemos estratégias, aplicamos medidas propostas, reavaliamos e replanejamos sempre que necessário", explana Rita.

Respeito às particularidades
Mãe do aluno Eliel Mota, de 8 anos e que está cursando o 3º ano do ensino fundamental na Emef, Pauliceia Pereira conta que se orgulha de ter o filho matriculado na Emef Ágape e frisa que a unidade de ensino tem o compromisso com a qualidade do aprendizado, a disciplina e a dedicação de todos que fazem a escola como principais marcas e motivos de tantos resultados satisfatórios para toda a comunidade escolar.

"É uma escola que tem um diferencial que é o comprometimento com o ensino, onde a prioridade é a educação dos nossos filhos. Agradeço a oportunidade de ter meu filho aqui. Ele é uma criança especial, com Transtorno de Espectro Autista (TEA), e há acolhimento e cuidado necessário pela escola, atendendo às suas necessidades. Ele não era uma criança que acompanhava a turma, mas todo esforço foi feito pela equipe escolar para que ele se sentisse acolhido por todos: gestão, colegas e pelo olhar diferenciado dos professores. Percebo que ele tem desenvolvido no processo do aprendizado e socialmente também", relata Pauliceia.

Ela enfatiza, ainda, que o filho tem se desenvolvido bastante em relação à alfabetização e tem avançado na habilidade em ler. "Ele tinha uma dificuldade na leitura, agora ele já lê bem melhor. Embora com algumas dificuldades, pela particularidade no desenvolvimento dele, mas ele tem evoluído bastante. É um caminho contínuo, de todos os dias. E essa dedicação e disciplina faz muita diferença, tenho certeza, em seu desenvolvimento escolar e educacional", detalha.

Deisevânia destaca que, por ser uma escola relativamente pequena em sua estrutura, a equipe busca trabalhar através de um acompanhamento o mais individualizado possível, de modo a detectar necessidades diferentes de cada discente com mais facilidade e realizar o direcionamento específico para cada caso.

"O professor também observa bem o aluno, se ele não está conseguindo aprender, se tem uma dificuldade, não traz o dever de casa ao aluno ou não consegue fazer os deveres que o professor passa em sala de aula. Tudo isso é participado para a gestão e convidamos a família para vir à escola para entendermos o que pode estar acontecendo, se a família já percebeu alguma coisa diferente com o aluno e se este precisa ser levado ou encaminhado para um médico, um psicólogo, ou a outro profissional", enfatiza a gestora.