Pré-Caju 2023: Emsurb inicia entrega de credenciais de identificação aos ambulantes

Serviços Urbanos
25/10/2023 11h54

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou nesta quarta-feira, 25, a entrega das credenciais de identificação aos vendedores ambulantes autorizados a comercializar bebidas, alimentos e adereços na Orla da Atalaia durante o Pré-Caju 2023, evento apoiado pela Prefeitura de Aracaju.

Aos poucos, os comerciantes têm ido à sede da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), para receber o item de identificação. O casal Jailza de Lima Santos e Jerson Silva Moura, foi um dos primeiros a chegar, ansiosos para o início da festa de olho na renda extra que um evento como este proporciona.

“Não é a primeira vez que me preparo para vender em festas apoiadas pela Prefeitura de Aracaju e, como sempre, acho tudo muito organizado. Assim, facilita para quem quer engrossar a renda, principalmente nesta época movimentada perto do final de ano. Estou com boas expectativas”, ressaltou Jailza ao receber o item que a habilita para a venda do acarajé.

Jorge Félix é professor de Geografia, mas nesse Pré-Caju vai alternar a sala de aula com as vendas de guloseimas na avenida. Na contagem regressiva para o início da prévia carnavalesca, ele conta que o incremento na renda contribuirá para a concretização de um dos seus sonhos.

“Todos nós temos objetivos e metas a alcançar e um dos meus para este ano é a reforma de uns dos cômodos da casa. Por isso, me inscrevi na expectativa de ganhar um dinheiro extra. É a primeira vez que irei trabalhar em um evento do porte do Pré-Caju e achei o edital da Prefeitura bem democrático, pois toda a população sergipana teve a oportunidade de concorrer a uma vaga. Agora, com crachá na mão, é só aguardar as boas vendas enquanto aproveito também um pouquinho da folia ao som dos trios”, comentou Jorge.

Quem também garantiu logo a credencial de vendedor foi o comerciante de bebidas Gilvan de Jesus, que chegou cedo ao parque para levar o crachá pra casa e começar as compras para o grande dia. “Gosto de me programar direitinho, por isso, tanto na etapa de inscrição, sorteio e hoje com a entrega dos crachás aqui na Emsurb, vim logo nas primeiras horas. Com tudo devidamente organizado, só irei me preocupar com a compra das mercadorias”, disse.

Biranilde dos Santos, que vai vender bebidas em isopor, elogiou o processo de organização coordenado pela empresa municipal. “Achei tudo bem transparente no sorteio onde a gente foi informado dos prazos direitinho. Sei que muitas pessoas não se antecipam, mas comigo é diferente. Já estou com tudo praticamente organizado, só esperando o começo da festa”, pontuou a vendedora.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ressaltou a importância do evento para a economia local e para melhorar a renda das famílias que vivem de eventos. “O Pré-Caju é um evento que movimenta a economia local em diversas esferas. Nesse sentido, tanto o setor turístico, com os hotéis, bares e restaurantes, além dos vendedores sazonais que coordenamos, são contemplados nessa festa grandiosa que recebe o apoio da Prefeitura de Aracaju”, enfatizou o presidente.

Atenção ao prazo
Conforme ressaltou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, é crucial que os comerciantes fiquem atentos ao prazo e aos critérios estabelecidos em edital. “Os crachás ficarão à disposição dos contemplados até a próxima segunda-feira, 30. Todos devem se atentar para que não haja a necessidade de substituição pelos suplentes também sorteados anteriormente. Por esta razão, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto para a retirada do crachá que pode ser efetuada em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 17h”, informou o diretor.

Bira acrescentou que os sorteados já munidos da credencial poderão montar seus equipamentos nos dias 2 e 3 de novembro, das 8h às 17h, nos espaços delimitados na área onde ocorrerá a festa, na avenida Santos Dumont, na Atalaia.