Em parceria com o Estado, Fundat já emitiu mais de 6.500 carteiras de identidade este ano

Formação para o Trabalho
30/10/2023 09h23

Todo cidadão tem direito à sua identificação legal, garantida inicialmente pela certidão de nascimento e de maneira mais integral com a Carteira de Identidade. E é com o objetivo de conceder um acesso mais rápido e atender as demandas da população aracajuana que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), está ampliando o atendimento aos cidadãos, oportunizando mais vagas para emissão da 1º e 2º vias do documento. 

O serviço é ofertado pela Fundat desde setembro de 2021, e em pouco mais de dois anos já se tornou referência para a população aracajuana. Somente este ano, já foram emitidas 6.514 carteiras de identidade, o que representa um percentual de 89,23% de todos os documentos confeccionados entre setembro de 2021 e setembro de 2022, nos três polos de atendimento da Fundat, localizados no calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro, e nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) nos bairros Santos Dumont e Santa Maria. 

O documento é confeccionado gratuitamente para as pessoas que estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal. O serviço abrange ainda a emissão da 1ª via e da 2ª via, também de forma gratuita, para as pessoas vítimas de furto ou roubo no território sergipano em menos de 30 dias do ocorrido, mediante a apresentação do boletim de ocorrência.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, comemora os bons números, pois eles comprovam a efetividade das ações que têm sido realizadas para ampliar o serviço prestado aos aracajuanos. “Nosso maior objetivo com esse serviço é fazer com que os cidadãos possam adquirir o seu documento com agilidade e facilidade. Temos ciência da grande demanda existente e estamos a cada dia buscando formas de chegar mais rápido e de forma efetiva próximo dessas pessoas, em especial daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade. Estamos dispostos a trabalhar para prestar um bom serviço a todos que precisam desse atendimento. Dessa maneira, facilitar a emissão do RG, focando em quem não tem condições de pagar por ele, torna-se uma questão de inclusão social, principalmente porque é um direito básico de qualquer cidadão. Também estamos projetando meios de instaurar outros pontos de emissão da carteira de identidade para gerar mais opções para a população”, explica Edivaneide.

Mais cidadania
Outro serviço ofertado pela Prefeitura de Aracaju para dinamizar a emissão do documento oficial é o atendimento prioritário para os alunos da rede municipal de ensino, através de uma ação conjunta realizada pela Fundat e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Desde agosto, a Fundat disponibiliza 14 vagas diárias para os alunos da rede que são encaminhados às três unidades de atendimento da Fundat, além de já ter realizado dois mutirões de atendimento nas unidades escolares, beneficiando mais de 579 pequenos aracajuanos. 

Tudo isso para garantir que a fila de espera para emissão do primeiro documento dessas crianças seja efetuado e elas possam garantir a sua matrícula na rede de ensino sem problemas em 2024, quando será obrigatório. E foi com esse objetivo que Joana D’arc Rodrigues Santos compareceu à Fundat para realizar a emissão do documento do filho de 11 anos. “Nossa rotina como mães e trabalhadoras é muito puxada e corrida, poder contar com essa facilidade através da escola foi uma ideia excelente da Prefeitura de Aracaju. Precisamos priorizar a educação e saúde dos nossos filhos e a carteira de identidade deles nos ajuda demais nisso”, diz.

Opinião partilhada por Deiziane Santos Santana, que também é mãe e ressalta a ansiedade do filho de 9 anos em ter a sua carteira de identidade. “Ele estuda na Emef José Garcez Vieira e desde menorzinho ele ficava me cobrando ter o documento dele, pra mostrar igual eu faço quando chego nos lugares. Hoje estou me sentindo realizada por poder pegar o documento dele, porque hoje ele se tornou de fato um cidadão, deixou de ser indigente como ele me disse várias vezes. Está mais que aprovada essa iniciativa da Prefeitura, pois mostra que vocês estão preocupados em garantir que todos os alunos garantam sua vaga no ano que vem, já que essa vai ser uma exigência e muitas mães e pais enfrentam dificuldades na hora de marcar para emitir o documento”, destaca.

Facilidade
Na Fundat, o documento já é emitido em seu novo formato e possibilita acrescentar informações opcionais como o nome social, deficiência, tipo sanguíneo, número do título de eleitor, carteira de trabalho e carteira de habilitação. Tudo isso com o objetivo de facilitar todo o processo para a população, simplificando as burocracias, além de concentrar todas as informações pessoais dos cidadãos num só documento.

Este serviço, em breve, será acessado por Carla Simone, que é mãe da Clarice Eloá, de 4 anos. “O agendamento e atendimento aqui na Fundat foi muito simples e prático. Pra mim foi excelente, pois há algum tempo já vinha buscando realizar a emissão do documento dela e estava com dificuldade. Agarrei essa oportunidade, porque tudo fica mais fácil de se resolver com a carteira de identidade em mãos. Tenho uma filha que é autista e já estou em busca de mudar o documento dela também, porque facilita muito a nossa vida já constar essa informação no documento oficial”, afirma.