Prefeitura realiza encontro entre Cras com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência

Assistência Social e Cidadania
30/10/2023 17h38

A Prefeitura de Aracaju, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), equipamentos da Proteção Social Básica (PSB), gerenciados pela Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 30, no Cras Flor Jurubeba, localizado no bairro Olaria, o II Intercras do 5° Distrito com cerca de 130 crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os Cras Carlos Fernandes, do bairro Lamarão, João de Oliveira Sobral, do bairro Santos Dumont, Carlos Hardman, do bairro Soledade e Flor Jurubeba, do bairro Olaria, que compõem o 5° distrito da capital sergipana, realizaram o encontro intersetorial com o objetivo de fazer com que as crianças e adolescentes saiam de seus territórios, conheçam outras comunidades e compartilhem de suas experiências de boas práticas que elas têm no território de origem. Durante o evento foram realizadas diversas atividades onde foi priorizada a interação entre pessoas de territórios diferentes.

A coordenadora do Cras João de Oliveira Sobral, Vivian Almeida, explica que o encontro dos equipamentos foi uma articulação entre as coordenações, profissionais e das crianças e adolescentes buscando fortalecer os vínculos.

"Já estamos na segunda edição, é um encontro intersetorial que já entrou pro calendário do 5° distrito. A ideia é a partir desse encontro construir outras atividades, não só com as crianças e adolescentes, mas também intergeracionalmente, envolvendo os idosos que são assistidos pelos SCFV e do Paif, que todos conheçam outras comunidades e compartilhem de suas experiências de boas práticas. Nessas atividades, artisticamente falando, a gente tem encontrado talentos, e com a chegada dos oficineiros, isso fortalece ainda mais o trabalho dos educadores, das equipes técnicas", afirmou Vivian.

Para o educador Social do Cras Flor Jurubeba há mais de 11 anos, Edilson dos Santos, as atividades promovidas pelos equipamentos são de fundamental importância para o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

"Esses eventos que acontecem entre nós do 5° distrito, são ações que procuram potencializar a inclusão social, o entretenimento e a partilha entre conhecimento e saberes entre todos os Cras que fazem parte desta região da cidade. Muitos deles chegam aqui tímidos, acuados e passam a aderir nossas atividades, devido à atenção que damos, que em casa alguns deles não tem. Essas atividades são importantes na qualidade de vida deste jovens, eu uso como esse exemplo o trabalho de percussão feito aqui, a gente passa a usar a arte, a música pode salvar vidas e muitos deles ficam naquela expectativa do dia da aula de percussão pra poder participar dessa vivência musical e aproveitamos os ensinamentos musicais, para orientá-los sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", enfatiza o educador.

O estudante Pablo Henrique Teixeira, 14, que frequenta as atividades do Cras Carlos Fernandes conta que ao participar da ação conseguiu conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e praticar atividades que realiza no Cras. "Teve muitas brincadeiras, de adivinhar qual a música, jogamos queimado, futebol e é legal se divertir com pessoas de outras idades porque a gente acaba aprendendo algo e se unindo ainda mais com meus colegas. No Cras que eu vou, participo das atividades de capoeira, artes e tudo que eu puder participar", concluiu.

Participante das atividades do Cras Carlos Fernandes há seis meses, Clarisse dos Santos Gouveia, 13, conta que participar das atividades e das oficinas é uma oportunidade de fazer novas amizades. "A gente pode se comunicar com outras pessoas, já para aquelas pessoas que são mais tímidas como eu, as atividades nos dá a oportunidade de interagir com outras pessoas e quebrar essa barreira da timidez. Eu participo da  oficina de música e além de me ensinar o canto e a tocar instrumentos, me ajuda a perder a vergonha de cantar para as pessoas e isso me incentiva a melhorar cada vez mais", disse.

Para a estudante, Ana Carolina Carvalho, 16, e que frequenta o Cras Flor Jurubeba, o Intercras foi um evento muito legal e divertido para todos que participaram. "Eu quero que aconteça mais vezes porque o Cras realiza atividades lúdicas, esportivas, musicais, aquelas pessoas que não conhecem o que acontece no Cras, possam vir e conhecer. Eu já venho pro Cras há bastante tempo, é muito divertido, eu participo de aula de violão, percussão, artes manuais, é a oportunidade de crianças e adolescentes aprenderem muita coisa boa, ficar longe dos perigos das ruas", finalizou.