Conselho da Pessoa Idosa reúne empresários para apresentação da campanha Destinar Esperança Aracaju

Assistência Social e Cidadania
01/11/2023 00h08

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), órgão vinculado à Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na noite dessa terça-feira, 31, um encontro com empresários da capital para apresentação da campanha Destinar Esperança Aracaju para destinação de pessoas jurídicas. O encontro contou ainda com a presença da Delegacia da Receita Federal de Sergipe e do Conselho Regional de Contabilidade.

O evento, que aconteceu no Centro de Eventos João Augusto Gama, anexo ao Hotel Arcus, no bairro Coroa do Meio, contou com apresentação de dados referentes às arrecadações e repasses oriundos da Campanha Destinar. O objetivo, além de prestar contas, foi de sensibilizar para as destinações. Na oportunidade, o Comdi homenageou as empresas que mais destinaram recursos por meio de destinação direta, contribuindo assim para ações e garantia de políticas públicas para pessoas idosas de Aracaju.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana Passos, destaca que as pessoas físicas são as que mais destinam para os Fundos Municipais e essa foi uma oportunidade de apresentar a campanha para pessoas jurídicas.

"Esse é um momento em que o Conselho, junto com a Receita Federal e a Assistência Social encontra pra trazer empresários da nossa capital para mostrar esses dados, como também fazer uma prestação de contas de tudo que foi arrecadado desde 2018, quando a campanha começou, tanto pelo Fundo da Criança e do Adolescente, quanto pelo Fundo da Pessoa Idosa, e fazer com que esses empresários se sensibilizem na questão da destinação. Temos muitas instituições cadastradas no Conselho, que levam apoio a esses idosos que estão na ponta, que precisam de um apoio de uma instituição, de uma equipe técnica, de um projeto para sair da situação de vulnerabilidade", destaca.

O secretário de Governo, Halisson Souza, participou do evento representando o prefeito Edvaldo Nogueira. Ele explica que, além da sensibilização, o evento foi uma oportunidade de mostrar de que forma os recursos são utilizados, apresentando as OSCs e seus projetos.

"Essa é uma ação da Prefeitura junto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que a gente faz também em relação a outros conselhos. A gente está aqui demonstrando como é importante alcançar as pessoas jurídicas, as empresas nessa campanha. Ao mesmo tempo em que a gente faz essa solicitação de apoio, essa indicação para os fundos municipais, estamos demonstrando o quão é importante a partir da efetividade das ações que são feitas, com esses recursos, através da Prefeitura em parceria com as entidades, que já demonstraram capacidade e idoneidade, então é uma forma da gente conseguir executar ações que atendam efetivamente a população aracajuana", pontua o secretário.

Para a presidente do Comdi, Maria José Matos, foi um momento de muita representatividade e uma oportunidade de explicar aos empresários de que forma eles podem contribuir para os Fundos Municipais.

"Foi com muita alegria que recebemos a sugestão do delegado da Receita Federal para que pudéssemos fazer um encontro com os nossos empresários, inclusive contando com a própria Receita Federal, com o CRC e com a Secretaria da Assistência Social, para que pudéssemos divulgar como eles podem contribuir com o fundo da pessoa idosa de Aracaju, com o fundo da criança e do adolescente, para que a gente possa dar dias melhores, não só para nossas crianças, como para os nossos idosos através das OSCs espalhadas por todo território de Aracaju. Aproveitamos para agradecer aqueles empresários que já fizeram suas destinações. Agradecemos de forma simbólica, mas bem representativa para que consigamos estimular aqueles que estão aqui", disse.

O delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel, que realizou uma apresentação acerca da campanha e formas de destinação, aproveitou para parabenizar o Conselho Municipal e a Prefeitura de Aracaju pela realização do evento.

"Parabenizar primeiro pela iniciativa do evento, a Secretaria da Assistência Social, o Conselho da Pessoa Idosa, é realmente algo que faz a diferença. Está em nossas mãos ser solidário, fazer o bem, poder contribuir com aquelas pessoas que necessitam, que são vulneráveis, e essa é a prolongação da nossa campanha Sou Cidadão Solidário e o Destina Sergipe. A nossa tentativa é de sensibilizar as empresas, pessoas jurídicas, optantes pelo grupo real, que façam uma destinação, que contribuam com parte do seu imposto de renda para ser utilizado em políticas públicas da criança e do adolescente, e efetivamente da pessoa idosa. A pessoa física pode fazer a destinação durante todo o ano, através do DARF, e a pessoa jurídica também pode fazer dessa forma, pode destinar até 1% do imposto devido para os projetos envolvendo idoso e para os projetos envolvendo criança e adolescente. São esses encontros, esses momentos que trazem a sensação de dever cumprido", afirma o delegado.

A Energisa foi uma das empresas homenageadas pelas destinações já realizadas ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa. O presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Carlos Pereira, conta que contribuir com políticas sociais é um dos valores da empresa.

"É do nosso interesse, está no nosso valor, o valor de sustentabilidade, que abrange toda essa parte de bem-estar, da qualidade de vida, do atendimento as pessoas. Tem projetos inclusive na parte dos jovens, temos a orquestra jovem de Sergipe que estamos renovando no décimo ano, a filarmônica de Itabaiana com crianças, fazemos também questão de participar da inclusão social através da música, e também agora na parte de apoio ao Fundo Municipal remetendo cada vez mais uma maior qualidade de vida para os nossos idosos. A nossa participação, a gente entende que a gente trabalha na sociedade e o objetivo é devolver de alguma forma para a sociedade, ainda mais para essa faixa de pessoas que necessitam nesse momento da vida", conta o presidente da Energisa.

Na oportunidade, o Conselho Municipal apresentou as sete Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas no Edital de Chamamento Público N° 01/2023, para receber valor proveniente do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumpi). Estas organizações receberão, cada uma, o valor de R$ 100 mil, totalizando um investimento total de R$ 700 mil para o desenvolvimento de projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Uma dessas instituições foi o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras). A expectativa da fundadora da OSC, Carolina Stela Carvalho, é que após o evento, haja um aumento nas destinações de pessoas jurídicas, fomentando cada vez mais projetos sociais executados pelas instituições que atuam nos bairros da capital.

"O Ciras foi aprovado, com um projeto que a gente fez com muito carinho, com muito gosto, já vínhamos trabalhando com idosos, mas sem financiamento. Esse é o momento de levar a outro patamar, inserir atividades mais modernas, mais cotidianas, um movimento geral para a pessoa idosa. Nosso projeto tem uma boa mistura, tem a parte social, atividades que elas gostam, adoram música, dança, mas também teremos muito trabalho de estimulação da mente. Divulgar essa campanha para os empresários é muito importante, o tempo é muito curto, no nosso caso do Santa Maria, por mais que tente, que converse, nunca é suficiente. Eles tem muito interesse em ajudar e acredito que depois da noite de hoje, ficarão mais atentos ainda", conclui.