SMTT realiza ação educativa com foco nos cuidados no trânsito durante o Pré-Caju 2023

Transporte e Trânsito
01/11/2023 12h15

O Pré-Caju 2023, a maior prévia carnavalesca do estado, acontece esta semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, e para reforçar a importância dos cuidados no trânsito durante o evento que atrai dezenas de foliões, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou nesta quarta-feira, 1, um comando educativo na avenida Beira Mar.  

Com cartazes, entrega de panfletos informativos, e encenações do grupo de teatro Cones da SMTT, as equipes abordaram os condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas que passavam pela região, ressaltando o perigo da mistura de álcool e direção, e também as boas práticas no trânsito que são fundamentais para evitar sinistros, como o respeito aos limites de velocidade das vias e do uso do cinto de segurança também no banco de trás.

“O Pré-Caju é uma festa grande e que atrai muitas pessoas, então é importante reforçarmos para a população os cuidados no trânsito e destacar principalmente, os perigos da mistura do álcool e direção. Quem vai curtir a festa, deve ter consciência, não fazer uso de álcool e depois dirigir, e optar de preferência, por se deslocar de táxi ou transporte público. Assim, o folião aproveita a festa com responsabilidade e volta para sua casa em segurança”, alerta o agente de trânsito Reinato Santos, que faz parte da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT.

O comando educativo contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Sest/Senat, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Marinha do Brasil.

Conscientização
Quem passou pelo local e foi abordado pelas equipes, aprovou a iniciativa. Para o motorista de aplicativo, Roberto Júnior, ações como essa da SMTT são importantes para alertar e conscientizar a população.

“As pessoas devem curtir a festa com responsabilidade e, principalmente, não ingerir álcool e depois assumir um volante. É questão de consciência. Por isso, é tão importante as ações educativas pelas ruas da cidade”, disse.

O vendedor Ismael Santos, também foi abordado no comando educativo e parabenizou a ação. “É importante que tenhamos cada vez mais atividades como essa para alertar as pessoas sobre os riscos no trânsito”, declara.